CARREGANDO

O que você procura

Especiais Fotos

PELO MUNDO ESPM – COLISEU DE ROMA

Compartilhar

Alice Labate – 2º semestre

O Coliseu é uma das sete maravilhas do mundo; fica localizado em Roma, na Itália, e é o maior anfiteatro do planeta, atualmente, com 48,5 metros de altura.

Foi construído em cima de um antigo palácio do imperador Nero por volta do ano 70 d.C. a mandado do então imperador Flávio Vespasiano, e foi concluído após 8 anos, durante o governo de seu filho Tito.

Quando construído, foi batizado de “Anfiteatro Flaviano”, homenagem de Tito ao seu pai. Não se sabe ao certo a origem do nome Coliseu, mas historiadores supõe que este teria surgido séculos depois, se inspirando no nome de uma estátua chamada Colosso de Nero que ficava ao lado do local.

Após sua inauguração, se deu com 100 dias de espetáculos e, durante esse período, mais de 5 mil animais e centenas de gladiadores foram mortos.

As arquibancadas tinham capacidade para cerca de 80 mil pessoas e eram divididas conforme a posição social: o pódio, para pessoas de classes altas, a meanina, para as pessoas de classes médias e os pórticos, para as mulheres e a plebe.

O Coliseu era palco de guerras de gladiadores, massacres de cristões e local onde se era praticada a política do “Pão e Circo”; ele ficou sendo palco de lutas até por volta do ano 404, quando o imperador Flávio Honório suspendeu esse tipo de atividade e, então, o Coliseu passou a ter novas utilidades, como cenário para simulações navais.

Apesar de seu tamanho, apenas dois terços de sua construção conseguiu resistir ao tempo e a episódios como terremotos e saques, mas isso não impede que nos impressionemos com sua arquitetura.

Atualmente, o Coliseu de Roma é o principal ponto turístico da Itália, atraindo milhares de turistas todos os anos que vão para conhecer a história local e cada canto da construção.

 

pelomundo, espm, coliseu, roma, alicelabate, erivamdeoliveira, setemaravilhas, mundo, italia, anfiteatro, palácio, imperador, nero, ano70dc, flaviovespasiano, tito, anfiteatroflaviano, colosso.

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *