CARREGANDO

O que você procura

Especiais Fotos

Templos Religiosos – Santuário Nacional de Aparecida

Compartilhar

Alice Labate – 1º semestre

Conhecida como a padroeira do Brasil, a Nossa Senhora Aparecida foi achada em 1717 por três pescadores no rio Paraíba do Município de Guaratinguetá, e tem um santuário localizado em Aparecida do Norte, em São Paulo.

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida recebe milhões de visitantes de todos os cantos do Brasil anualmente, principalmente, no dia 12 de outubro, considerado o dia da santa.

Em 1888, a igreja, antes conhecida por “Igreja de Monte Carmelo” e hoje por Basílica Velha, foi inaugurada.

Ela foi ampliada em 1768 e, em 1982, foi oficialmente tombada pelo conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo.

Em 2004, essa Basílica passou por uma reforma e foi reinaugurada em 2015.

Além da chamada Basílica Velha, há, também, a mais recente, mais popular e maior, Basílica Nova.

A Basílica Nova começou a ser construída, oficialmente, em 1955, mas a primeira missa no local ocorreu em 1946.

Oficialmente, as atividades religiosas na igreja começaram em outubro de 1982, com a imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida, que antes estava na Basílica Velha, sendo colocada nesta nova.

A CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em 1983, declarou, publicamente e de maneira oficial, a Basílica de Aparecida como sendo Santuário Nacional.

Desde 1894, o Santuário é zelado pelos Missionários Redentoristas (pastoral e administração) para atender os romeiros e peregrinos vindos de diferentes partes do Brasil e até de outros países.

Além disso, três Papas já visitaram o local: João Paulo II (1980), Papa Bento XVI (2007) e Papa Francisco (2013).

Atualmente, Basílica Nova conta com a Capela das Velas, onde se é possível acender velas e fazer pedidos, com a Sala dos Milagres, onde se estão registrados diversos milagres que foram realizados por Nossa Senhora, além de salas contando os detalhes desses milagres, salas com diversas imagens de diferentes santos, além de Nossa Senhora Aparecida, de pequenas lojas, dentro e fora da  construção da igreja e, também, há o Shopping dos Romeiros, com mais de 300 lojinhas comercializando diversos itens religiosos.

Além disso, o Santuário possui a Torre da Basílica, com 110 metros; em seu mirante é possível até ver o rio Paraíba, onde a santa foi encontrada e, também, conta com um museu em seu interior, o Morro do Presépio, com as figuras do presépio tradicional em tamanho real em gesso e o bondinho que leva os visitantes ao Morro do Cruzeiro, para se ter uma vista ampla de toda a cidade.

É um lugar famoso por sua beleza e por sua importância para a comunidade cristã e que vale a pena ser visitado.

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *