CARREGANDO

O que você procura

Geral Notícias

O Fantasy da NFL cresce cada vez mais no Brasil

Compartilhar

João Pedro Oliveira (2º semestre)

O Fantasy Football da NFL é um aplicativo, tanto para celular quanto para computador, que simula a gerência de um time de futebol americano, em que os participantes atuam como se fossem administradores de times virtuais. Os competidores montam seus times participando de um draft, espelhado na vida real, no qual os times escolhem os novatos que mais se destacaram nas universidades para jogar na NFL. No Fantasy, no entanto, você escolhe os jogadores que já atuam na liga para formar seu time.

O objetivo do Fantasy é escalar um time com base nos confrontos de cada semana. Os jogadores pontuam de acordo com seu desempenho no jogo e podem também fazer troca de jogadores entre si.

O modo Fantasy já é muito famoso no Brasil com o Cartola FC, que funciona de maneira semelhante, com foco, porém, no campeonato brasileiro de futebol.

O futebol americano, de fato, é um dos esportes que mais está crescendo no Brasil. Segundo levantamento feito pelo Ibope em 2019, a audiência quase quadruplicou desde 2010 e aponta que cerca de 48% do crescimento na audiência está em jovens entre 18 a 24 anos. O Fantasy Football consequentemente está crescendo: a FSTA (Fantasy Sports Trade Association) revelou que já são 33 milhões de jogadores no USA e 3 milhões no Canadá, com um crescimento de mais de 11% nos últimos 5 anos.

Segundo o Blog Betway, em termos de fãs fora dos Estados Unidos, o Brasil tem quase 20 milhões de pessoas que se dizem como torcedoras de um dos 32 times de futebol americano, que acompanham a temporada regularmente. Isso faz com que o país seja o segundo que mais cresceu nos últimos anos, perdendo apenas para o México, que tem 23 milhões de fãs.

Matheus Chaves, administrador de uma das páginas no Twitter, uma das mais famosas sobre Fantasy Football no Brasil, com mais de 6 mil seguidores (@NFLFantasyBR_), comentou sobre como o Fantasy tem evoluído por aqui. “O crescimento do mercado de Fantasy football tem acompanhado o crescimento da NFL no Brasil. A cada ano a popularidade da liga cresce e logicamente o pessoal vai descobrindo o Fantasy, que é uma das melhores formas de se engajar e conhecer jogadores”, conta.

Matheus ainda acrescenta que, nesses dois anos que tem a página do Fantasy BR, ele sente que as pessoas estão não apenas descobrindo o Fantasy, mas buscando aprofundar o conhecimento sobre o assunto. “Seja jogando ligas com formatações diferentes, aprendendo a analisar estatísticas, gráficos, tabelas. Isso tem sido bem legal porque tem crescido em quantidade e qualidade também. Me parece que hoje o Fantasy football no Brasil é algo importante para muita gente, não apenas um passatempo qualquer. E isso tem feito com que o Fantasy se torne cada vez mais popular, porque tem sido amplamente difundido pelos perfis que cobrem NFL no Brasil”, explica.

Matheus também comentou sobre as ligas pagas de Fantasy. “Eu acho que as ligas pagas acabam sendo um atrativo a mais. Nós fazemos ligas pagas (com intuito de arrecadação social) e percebemos que as pessoas estão bem dispostas a jogar ligas pagas. Primeiro porque elas acreditam que quem paga vai jogar a liga pra valer, e isso incentiva muito as pessoas. Também acredito que não tira a diversão, porque quem joga esse tipo de liga, além de querer ganhar a premiação, faz porque curte, gosta de Fantasy antes de qualquer coisa”, explica.

No Brasil, o Fantasy da NFL está se tornando algo tão sério que já existem ligas profissionais com premiações para os vencedores. Dyego Adão, participante de uma liga profissional, falou como é transformar apenas uma brincadeira em algo mais sério. “A partir do momento que você faz um investimento para participar, todos os integrantes se dedicam e se concentram no jogo, algo que às vezes não acontece em uma liga só de amigos. Acaba se tornando outro jogo pois todos estudam as estatísticas para escalar o time e tem mais cuidados para fazer trocas. É um jogo muito mais sério quando envolve dinheiro”, ressalta.

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *