CARREGANDO

O que você procura

Especiais Fotos

Pelo Mundo ESPM – História da televisão

Compartilhar

Amanda Amorim – 1º semestre

Gabriela Gaeta – 3º semestre

Nathalia Rosa – 8º semestre

Desde sua chegada até os dias de hoje, a televisão é um dos principais meios de informação e entretenimento. Mas você sabe como essa nova tecnologia surgiu?

Essa história começou em 1873 quando o cientista Willoughby Smith descobriu o selênio nos Estados Unidos.

Um pouco mais tarde em 1880, o norte-americano Buzz Sawyer e o francês André Le Blanc constituíram o sistema de varredura. Esse sistema possibilita que as imagens sejam transformadas em linhas e transmitidas uma a uma com alta velocidade, em quadros por segundo, possibilitando a visualização das imagens.

Em 1923, vários países, produziam aparelhos com diferentes padrões de definição. Atualmente, há dois padrões básicos: o norte americano (525 linhas e 30 quadros por segundo) e o europeu (625 linhas e 25 quadros por segundo). No que diz respeito à televisão em cores, existem três sistemas: o norte-americano, o francês e o alemão. O Brasil usava o padrão norte-americano preto e branco; quando introduziu a televisão em cores passou a utilizar o sistema de 525 linhas americano com o sistema a cor alemão gerando assim o sistema.

A chegada da televisão a cores possibilitou a transmissão de acontecimentos históricos que marcaram o mundo, como a coroação do Rei Jorge VI na Inglaterra em 1936, cuja transmissão foi assistida por mais de 50 milhões de telespectadores, através da

BBC.

No ano de 1939 as transmissões foram interrompidas por conta da II Guerra Mundial mas a partir de 1944 já retomaram suas transmissões.

As pesquisas e o desenvolvimento da televisão só foram retomados após a guerra, quando houve crescimento vertiginoso do número de aparelhos receptores vendidos. Segundo as estatísticas, em 1949, nos Estados Unidos, já existiam mais de um milhão de televisores.

Quanto à história da TV analógica no Brasil, no ano de 1950, foi inaugurada oficialmente a televisão no Brasil. Porém, documentos históricos comprovam que a sua inserção já tinha ocorrido no ano de 1939

Os equipamentos para a instalação das primeiras emissoras brasileiras chegaram em fevereiro de 1949, através da figura política de Assis Chateaubriand, que adquiriu esses equipamentos, junto à empresa americana RCA Victor. Foram necessárias cerca de trinta toneladas de equipamentos e ajudaram a montar a extinta TV Tupi.

No dia 26 de abril de 1965, foi inaugurada a TV Globo no Rio de Janeiro. No mesmo ano foi criada a Embratel, iniciando às transmissões via satélite.

No ano de 1995, a internet entra no Brasil definitivamente e, neste mesmo ano, acabou o monopólio da Embratel como provedor de acesso a internet, possibilitando o surgimento de provedores privados.

A televisão brasileira aberta chega ao final de 2001 com seis grandes redes formadas por um total de 348 geradoras operando no país, sendo a maior delas a Rede Globo com 113 geradoras no país; SBT, com 91; Record, com 63; Bandeirantes, 37; Rede TV, 21; CNT, com 23 geradoras.

O grande marco dos anos 2000 foram as TVs virtuais. Alguns provedores da Internet colocam em seus sites programações das emissoras que podem ser acompanhadas pelo público. Em julho, a Globo estreou o primeiro reality show brasileiro, No Limite, inspirado no programa americano Surviver. O SBT e a Globo inserem em suas grades de programação Big Brother Brasil e Casa dos Artistas, mobilizando os telespectadores. Criando uma febre nacional, principalmente entre os jovens.

Durante essa década, a tecnologia de LCD finalmente conseguiu competir com o Plasma. Nos dando HDTVs de LCD. Chegaram então as TVs LED. Quais eram superiores a ambos.

Com o decorrer dos anos junto ao avanço da tecnologia, as HDTVs se tornam cada vez mais inteligentes. Foi assim que em 2010, a melhor combinação visual foi introduzida: a televisão 4K, LED e 3D que são ainda utilizadas atualmente.

A televisão é o meio de comunicação mais presente na população do nosso país. Apesar da diversidade cultural, social e econômica, os programas de notícias, reality shows e até mesmo novelas são os principais responsáveis pela influência no comportamento de milhões de pessoas.

Sendo assim a discussão sobre a manipulação da população através da televisão, continua sendo um assunto delicado nos dias atuais. Entretanto, a invenção é inevitavelmente essencial para a comunicação, tendo em vista que é caracterizada pela difusão em massa, além de transmitir cultura, conhecimento e informação, atinge toda população do planeta, facilitando a formação do homem em seu meio social.

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *