CARREGANDO

O que você procura

Ensaios Fotos

Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Compartilhar

Fernanda Pimentel Delgado – (2º semestre)

Fundada em 1940 pelo segundo arcebispo de São Paulo, Dom José de Afonseca e Silva, a paróquia Nossa Senhora do Brasil, localizada no bairro Jardim América, é uma das igrejas mais elegantes da cidade. Inspirada pelos templos

mineiros com uma decoração que lembra as lindas igrejas portuguesas, a paróquia tem diversos painéis feitos de pastilha cerâmica que recordam a Igreja de São Basílio, em Moscou, e uma balaustrada que lembram minaretes muçulmanos. Dentro da igreja, pode-se admirar o altar-mor feito de madeira entalhada que foi da Igreja de Sant’Ana de Mogi das Cruzes, do ano de 1740, aproximadamente.

O projeto da paróquia Nossa Senhora do Brasil é de Bruno Simões Magro, arquiteto e professor catedrático da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. As obras se iniciaram em 1942 e perduraram por quatorze anos, quando começaram os trabalhos da decoração interna, que foi definida pelo pintor e ceramista Antônio Paim Vieira.

O interior do templo possui fortes influências de uma identidade nacional, definindo características marcantes da temática e da técnica que foi empregada. A pintura de céu estrelado no teto da capela-mor foi feita por Antônio Paim Vieira, e representa o céu estrelado no dia da Natividade de Maria, festa da Padroeira, no dia oito de novembro. É possível observar no centro, a Virgem e o Menino, rodeados de símbolos das diversas regiões brasileiras e com vestimentas típicas. A “brasilidade” da igreja está belamente representada em seu nome e em sua rica arquitetura, com diversos painéis, vitrais, pinturas e elementos.

O templo é maravilhoso, vale a visita. As missas presenciais acontecem de segunda a sexta-feira às 8h, 12h e 17h30. Sábado são realizadas às 8h, 12h e 16h. Domingo a programação é mais intensa, com missas acontecendo às 8h, 10h, 11h15, 12h30, 16h, 17h, 18h30 e 20h. Devido a pandemia, há um cronograma com missas transmitidas online: segunda a sexta às 8h e 17h30; sábado às 8h e 12h; domingo às 8h, 10h, 12h30 e 18h30.

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *