CARREGANDO

O que você procura

Especiais Fotos

Templos Religiosos – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Compartilhar

Theo Fava – (2º semestre)

No dia 29 de Outubro de 1933 foi instituída a Paróquia Nossa Senhora Aparecida em uma pequena igreja paulistana. Após isso foi dado início à construção de uma outra maior concluída em 1937, e que permanece até os tempos atuais. A paróquia foi confiada pela Arquidiocese aos Padres Salvatorianos que desde então não deixaram de lhes dar assistência.

Hoje, ela dispõe de amplas instalações para atender suas demandas pastorais e a assistência social. A Igreja possui um sistema de som de alta qualidade, com circuito interno de TV, 500 cadeiras de cor marfim, com assentos de couro, visando buscar o conforto dos fiéis que participam das missas e de outros eventos religiosos.

A arquitetura de estilo Romano faz com que a igreja se sobressaia em sua localização na Praça Nossa Senhora Aparecida, próximo a Estação Moema. Inclusive, a grande proximidade com o metrô faz com que os fiéis tenham mais fácil acesso, quando não vivem perto da paróquia. Já internamente, ela conta com lindos vitrais e afrescos pintados pelo pintor italiano Bruno di Giusti. São 25 afrescos artisticamente distribuídos em equilíbrio pela parte interna do templo.

As celebrações são presididas pelos sacerdotes, auxiliados pelos ministros da eucaristia, comentaristas, leitores, músicos, cantores, grupos de acolhida e a participação ativa dos fiéis.

Na parte de atendimento dos diversos serviços trabalham mais de 300 pessoas como voluntárias na prestação de assistência social aos menores de rua, na alfabetização de adultos, no atendimento de famílias carentes, na pastoral dos deficientes auditivos e visuais e nas demais pastorais.

Semanalmente são celebradas 19 missas, recolhendo as diversas intenções dos fiéis, incluindo oito, nos finais de semana.

Entre as prioridades da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, estão a formação, a defesa da vida, a missionariedade, a iniciação cristã, a juventude, a comunicação, e a unidade. A padroeira da paróquia é a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que é venerada pela Igreja Católica no Brasil.

Em sintonia com as orientações da CNBB, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e o Plano Pastoral Arquidiocesano, todas as ações pastorais e outros projetos, devem convergir para as prioridades previamente descritas, que foram assumidas no Plano Pastoral Paroquial.

Segundo a própria paróquia, que é a primeira em honra a Nossa Senhora Aparecida em São Paulo, ela tem a responsabilidade de como dizem: ‘tornar mais conhecido e amado o Deus único e verdadeiro e aquele que foi enviado, Jesus Cristo… a partir da ternura da Mãe Aparecida’.

O administrador paroquial da igreja é o Padre Samuel Alves Cruz, que ocupa o cargo desde 28 de fevereiro de 2019. Nasceu em 1982 na cidade de Barbalha no Ceará. Ingressou na Sociedade do Divino Salvador, no dia 16 de fevereiro de 2000, no Instituto Mãe do Salvador, em Fortaleza, e cursou Filosofia no ITEP (Instituto Teológico-Pastoral do Ceará), também em Fortaleza, de 2001 a 2003.

Desde a pandemia da COVID-19, a Igreja tem aderido aos protocolos de segurança contra o vírus, com fácil acesso a álcool gel, e com transmissão ao vivo das missas no canal de YouTube deles, assim como pela página no Facebook.

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Próximo