Museu exibe processos criativos de Lasar Segall
Compartilhar
O Museu Lasar Segall apresenta, até o dia 14 de outubro, o acervo que conta a trajetória do artista que dá nome à instituição. Com mais ou menos cem objetos, a exposição Lasar Segall Processos destaca a criação das obras. Entre elas, desenhos, esculturas, gravuras e pinturas do começo e do final carreira de Segall. Além disso, blocos e cadernos de anotação estão expostos.
“Lasar Segall divulgou o Expressionismo no Brasil”, destaca Alberto Carlos Dias, apreciador de arte e espectador da exposição. A professora universitária Silvana Novaes Ferreira, que leciona História da Arte na ESPM, concorda com Dias. Para ela, embora Segall tenha sido uma grande ponte do Expressionismo Alemão no Brasil, a Semana de Arte Moderna de 22, com nomes como Osvaldo Goeldi e Anita Malfatti, foi o evento que deu maior destaque a esse movimento.
Pintor, escultor, gravador e desenhista, Lasar Segall nasceu em 1891, na Lituânia. Segundo informações disponíveis no site Itau Cultural, em 1910, na Alemanha, ocorreu sua primeira exposição individual, com traços impressionistas. Após dois anos, o artista passou a morar no Brasil. Em 1914, começou a se interessar pelo Expressionismo, estilo de mais destaque em suas obras. A sua produção data, principalmente, de 1909 a 1954. No final dos anos 50 do século passado, Lasar Segall morreu vitima de problemas cardíacos.
Após a obra de Segall, a exposição que entrará em cartaz no Museu, a partir 24 de novembro, é de John Heartfield, que traz fotomontagens.
ServiçoLasar Segall Processos
Museu Lasar Segall Rua Berta, 111 Vila Mariana – São Paulo, SP Entrada Gratuita
De quarta a segunda das 11 às 19 horas
Site: http://www.museusegall.org.br
Henrique Martorelli Maiolino (1º semestre)