CARREGANDO

O que você procura

Edição 17 - Covid-19 Plural

Eventos adiados

Compartilhar

Para manter o distanciamento social, shows, festas e festivais foram postergados, muitos ainda sem previsão de data para acontecer

 

Julia Boarati, Luana Cataldi, Maria Luiza Baccarin (3º. sem)

 

A necessidade de manter o distanciamento social fez com que diversas atividades culturais ao longo do ano fossem canceladas ou adiadas, como shows, festas, festivais e até a Olimpíada. Em São Paulo, mais de 25 eventos de grande magnitude foram postergados, porém a maioria não teve novas datas divulgadas até o momento.

O Lollapalooza, porém, que aconteceria no primeiro fim de semana de abril, foi adiado para dezembro, o que decepcionou e até revoltou muitas das pessoas que pretendiam comparecer. Além disso, só os headliners do evento (Guns N’ Roses, Travis Scott e The Strokes) foram mantidos e diversas bandas e artistas serão substituídos, ou seja, as atrações mudaram praticamente por inteiro, frustrando alguns dos espectadores.

Luísa Monteiro, estudante de Desenho deAnimação na Belas Artes, disse que ficou muito triste com o adiamento do Lolla. “É o evento que eu mais espero no ano e este ano eu finalmente ia nos três dias”. Mesmo com a decepção, ela afirmou que pretende manter o ingresso, uma vez que ainda poderá assistir o festival mesmo no final do ano. Entre os shows que ela mais aguardava estavam Guns N´ Roses, Lana Del Rey e Travis Scott.

Mas não foram só eventos no Brasil que sofreram alterações e desapontaram fãs. Um exemplo disso é o festival Coachella, evento mais importante da música pop nos Estados Unidos, que acontece anualmente na Califórnia e foi um dos primeiros a anunciar seu adiamento. Representantes do festival anunciaram a decisão no dia 10 de março, que foi tomada a partir do esforço para a diminuição da contaminação. Em junho, porém, o evento foi cancelado.

Quando um evento é cancelado, por mais que o motivo seja plausível e extremamente necessário, os prejuízos podem ser enormes tanto para produtores e músicos, quanto para o público. Mesmo com o reembolso integral do valor do ingresso do show da cantora Billie Eilish, que aconteceria no dia 31 de maio no Allianz Parque, em São Paulo, Leticia Rodrigues conta que o cancelamento do evento, além de uma grande decepção, gerou prejuízos: “Eu já tinha comprado passagem e reservado hotel. Mesmo com o reembolso do ingresso, esse outro dinheiro não vai voltar. Meu voo de Minas para São Paulo não foi cancelado, então vou perder esta passagem já que não terá mais show”.

O jornalista José Norberto Flesch, do jornal Destak, conhecido como o “cara que anuncia shows”, diz que, no início, havia uma grande “choradeira” por parte do público cada vez que um show era adiado, mas agora essa mudança de data é esperada. Ele ainda conta que, antes da vacina, não será possível que tudo volte ao normal, pois os eventos terão que ter uma capacidade reduzida e será exigido que as pessoas mostrem um teste negativo para coronavírus e usem máscara.

“A pandemia derrubou a indústria da música ao vivo com público, mas o mercado descobriu que lives podem ser um bom negócio. Só que produtoras e empresas que vendem ingressos passam por uma enorme crise por falta de atividade. São inúmeros funcionários que dependem do show business ativo para ter seu ganha-pão. A torcida é para que, na reabertura, ninguém tenha quebrado”, declara Flesch sobre os impactos sofridos na indústria da música.

Bandas em ascensão também sofreram com a pandemia da Covid-19, como é o caso da Blue Traffic, que tinha dois shows marcados para a divulgação de um EP antes de o isolamento social ser determinado. “Basicamente, a gente teve que mudar o nosso foco de divulgar esses shows para só divulgar o EP”, disse Daniel Ferreira, baixista da banda.

Em relação ao futuro dos shows, Maria Carani, baterista da banda, acredita que “em um primeiro momento, num show com mil pessoas, a pessoa pode não querer ir, mas é questão de tempo para ela voltar”. Para o vocalista Christian Meyer, as lives não continuarão quando a situação se normalizar, mas sem dúvida permanecerão como um marco nesse momento de crise.

Outro setor cultural que sofreu com o início da pandemia foi o dos concertos. A Sala São Paulo, por exemplo, teve suas atividades suspensas no dia 14 de março. “Estamos empregando todos os esforços para que as apresentações aconteçam a partir do momento em que as medidas de isolamento social não forem mais necessárias”, afirma a assessoria de imprensa da Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

A Osesp ainda declara que “certamente a organização de eventos, bem como todas as atividades do mercado de bens e serviços, e até as relações humanas, carregarão mudanças em seus processos após a pandemia”. Além disso, diz que o público foi muito compreensivo e que frequentemente manda mensagens de apoio pelas redes sociais.

Comparado com outros países, a pandemia demorou para ser reconhecida oficialmente no Brasil. Ainda assim, desde o anúncio do início da quarentena, representantes da Atlética ESPM resolveram adiar a Sleepover, uma das maiores festas do meio universitário. O evento acontece semestralmente, e a primeira edição deste ano contaria com 24 horas de festa. “Nós tínhamos vários países como exemplo e sabíamos que a situação do Brasil iria piorar. O que mais importava no momento era a segurança das pessoas, então decidimos anunciar o adiamento de março para setembro, desde o começo”, diz Letícia Prado, gestora de eventos da Atlética ESPM.

Alguns países da Europa já estão saindo da quarentena depois de quase quatro meses, como Itália, Bélgica, Holanda e Alemanha. Pensando nisso, talvez seja seguro acreditar que o pior está perto do fim no Brasil e os shows e eventos que foram adiados para o segundo semestre de 2020 realmente aconteçam sem maiores problemas, mesmo que ainda contem com medidas de prevenção, mas agora temos apenas que ter paciência e esperar o que vem pela frente.

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet