CARREGANDO

O que você procura

Geral Notícias

Economia busca recuperação com a flexibilização da quarentena

Compartilhar

Rafael Saldanha (2º semestre)

O governo de São Paulo anunciou, dia 27 de maio, o Plano São Paulo, flexibilizando a quarentena em prol da retomada da economia, assim como fizeram outros estados no período. A Covid-19 já contaminou quase quatro milhões de pessoas e matou mais de 120 mil no Brasil, segundo a OMS, em pouco mais de seis meses desde o primeiro caso da doença, no país, em fevereiro. Além das diversas vidas desestabilizadas, a economia sofreu grandes abalos decorrentes do fechamento do comércio, porém, com a flexibilização da quarentena, tenta se recuperar. 

De acordo com os números do Ibovespa, a bolsa de valores brasileira atingiu 119 mil pontos no dia 22 de janeiro, maior alta da história. Entretanto, chegou a 66 mil pontos dia 17 de março, logo no início da pandemia. Em 28 de julho, após o afrouxamento da quarentena, o índice alcançou os 105 mil pontos, mostrando boa recuperação. 

“O mercado financeiro foi fortemente impactado pela crise.  A bolsa de valores se desvalorizou e está cerca de 12% negativa no ano, o Real foi a moeda que mais se desvalorizou no mundo (-35%) e o Brasil hoje não é um país atrativo para o investidor estrangeiro devido às incertezas decorrentes do impacto da pandemia e também pela imagem desgastada do país no exterior”, comentou o economista Pedro Aguiar.

Aguiar ainda disse que a situação é complexa e negativa, porém se o governo avançar com reformas e evidenciar sinais positivos, o mercado financeiro tem boa oportunidade para uma retomada. 

O Banco Central divulgou, na última sexta-feira (28), o estudo Focus, que apresenta um relatório do mercado em 2020 e previsões até 2024, demonstrando gráficos e números de importantes fatores econômicos como o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo), PIB, produção industrial e a balança comercial. Depois de uma grande queda destes aspectos em março até o final de junho, nota-se e espera-se uma retomada forte para os próximos meses e anos, segundo o Bacen. 

O Tesoureiro do Banco Santander Brasil, Luiz Masagão, comentou sobre a postura do setor privado corporativo durante a pandemia. “: A primeira reação do mercado corporativo foi de preservação de liquidez. As empresas começaram a segurar caixa e a tomar financiamentos em grandes volumes para arcar com suas obrigações, num cenário que suas vendas parariam. Após alguns meses, essa situação se normalizou”, disse Masagão. 

“O Santander tomou uma série de ações para ajudar seus clientes e a economia. Junto com o Banco Central e os maiores bancos do Brasil, disponibilizamos uma linha de crédito a preços subsidiados para empresas pagarem suas folhas de funcionários durante a crise, ajudando na preservação de empregos; desembolsamos mais de 10Bi de reais somente no mês de março em novos créditos para empresas”, completou o executivo sobre ações internas do Banco Santander. 

Segundo informações da Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas (dados conjuntos ao IBGE), 522 mil negócios faliram na primeira quinzena de junho, decorrente da pandemia e do fechamento do comércio. 99,2% (518,4 mil) desses empreendimentos eram de pequeno porte. 

Visto isso, a Caixa Econômica Federal e uma série de bancos como o Bradesco e o Banco do Brasil, em parceria com o Sebrae, disponibilizaram no final de julho uma linha de crédito para ajudar no financiamento de micro e pequenos negócios. O Fampe (Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas) possibilita que pequenos empreendedores exerçam suas ideias e cresçam suas empresas em meio a pandemia. 

João Blasi, estudante de economia no Insper, falou sobre as impressões com a flexibilização da quarentena e a expectativa para o futuro próximo. “Tendo em vista a desaceleração na taxa de contágio, a decisão de uma flexibilização gradual da quarentena é apropriada. Muito se falou do “novo normal” e creio que agora estamos nesse momento, com o comércio se adaptando as regras sanitárias impostas pelos órgãos estatais competentes, o que é muito bom, já que mesmo com a reabertura conseguimos alcançar uma desaceleração do vírus. Especialmente em São Paulo vejo nosso momento como promissor. Há um aquecimento no consumo que tende a aumentar junto à flexibilização e a queda de contaminados”, opinou o universitário. 

Apesar da queda de 9,7% do PIB (IBGE) no segundo semestre deste ano, em relação aos três meses anteriores – equiparando-se ao nível econômico de 2009 – o Ministro da Economia Paulo Guedes disse ontem (01) que “esse é o barulho do raio que caiu em abril”, referindo-se ao início da pandemia. Ademais, Guedes assegurou a retomada da economia, com a geração líquida de empregos de 131.010 e o programa de suspensão temporária de salários que preservou 11 milhões de empregos até o momento, segundo ele. 

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet