CARREGANDO

O que você procura

Geral Notícias

Comércio online cresce no Brasil, mas ainda é pouco explorado

Compartilhar

Felipe Padovese (1º semestre)

Varejo digital é a forma de comércio que mais tem se destacado no mundo, atualmente. O ambiente online é utilizado tanto para compras de bens descartáveis como roupas e bens essenciais, como comida e remédios. Contudo, mesmo com o impulsionamento em 2020, ocasionado, entre outros motivos, pela pandemia de covid-19, um crescimento de 56,8%, de acordo com o ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o ramo ainda não apresenta todo seu potencial no Brasil.

O acesso à internet e aparelhos celulares com conexão é fundamental para o crescimento do e-commerce. Porém, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 26% dos domicílios rurais e urbanos do Brasil ainda não possuem acesso à internet.

No Brasil, o comércio online tem alcançado números altos, e dados que se mantêm crescentes ao longo dos anos, mesmo antes da pandemia. Segundo a ABCOMM, em 2018 o crescimento foi expressivo, uma elevação de 12% com arrecadação de 53 bilhões. E superando as expectativas, era especulado para 2019 um crescimento de 15%, porém o real crescimento foi de 23,6%. Ainda de acordo com a ABCOMM, o Brasil se manteve estável no modal online durante época de pandemia, e, em 2020, chegou ao crescimento de 56,8% com um faturamento total de 41,2 bi de reais.

Dados colhidos pelo site Infomoney informam que uma das esferas que mais tem se desenvolvido no mercado virtual é o setor de alimentação. O ramo já vinha crescendo mais de 100% ao ano no período anterior à pandemia, mas, após o seu início, com restrições de circulação e fechamento de espaços físicos no ramo alimentício, a demanda de alimentos via delivery cresceu 250%.

Na opinião de Letícia Vaz, CEO da marca LV Store, que atualmente conta com mais de 370 mil seguidores em uma rede social, o comércio digital é pouco explorado e ainda existem divergências entre o modal online e o fator humano. “Eu acho que o e-commerce tem muito para crescer ainda no pós pandemia, principalmente no Brasil onde ele é muito pouco explorado, as pessoas compram pouco ainda pela internet se compararmos com os números de vendas online em outros países”, opina Letícia.

Isso acontece, na visão de Letícia, por dois fatores principais, e o primeiro é a confiança: “O brasileiro tem dificuldade em confiar e em comprar produtos que ele não esteja vendo, sentindo, provando e até mesmo em confiar que a entrega será realizada da maneira correta. Ainda existe muita desconfiança do meio online”, diz ela.

Ela também relaciona a falta de consolidação do e-commerce com a precariedade de recursos tecnológicos. “A internet no Brasil é muito ruim, o nosso 4G é um dos piores do mundo, nossa velocidade média é de 19 MegaBytes, muito abaixo do que a gente tem nos outros países. Isso acaba dificultando. Muitas regiões são muito interioranas, muitas pessoas não têm internet”, aponta.

Além disso, por ser um meio pouco explorado, ainda é uma tarefa muito difícil gerir um negócio online. Por isso deve ser feita uma complementação entre meio físico e meio online. “Para mim a melhor estratégia é a de um multicanal. O online não substitui o físico e vice-versa, diferente do que a maioria pensa eles são meios complementares. Você precisa estar no digital hoje, mas ao mesmo tempo é muito interessante que você tenha um ponto físico de contato, seja um ponto para receber trocas e devoluções, para baratear seu custo de logística ou seja para retirada de produtos”, completa a CEO.

Alice Pereira Gomes Santos, estudante de 17 anos, confirma sua preferência de comprar em lojas presenciais. “Antes da pandemia eu comprava pouquíssimo online, só de lojas que não tinham ponto físico ou de lojas do exterior”, conta.

Para ela, apesar dos números crescentes do comércio virtual, o online ainda não cativa totalmente o público. “Eu prefiro comprar presencialmente, acho melhor porque tem como experimentar e ver o produto. Online, a gente fica muito sujeito a fotos, que muitas vezes não são condizentes com o produto de verdade”, diz a estudante.

Apesar de ainda não ser uma prática consolidada, o e-commerce deixa algumas boas impressões, especialmente após o início da pandemia e da restrição de circulação em comércios físicos. “Com certeza vou continuar comprando on-line. Por mais que eu prefira comprar presencial, o e-commerce facilita muito em questão de tempo, em lojas que são inteiramente on-line ou em lojas que tive boas experiências vou continuar comprando digitalmente”, finaliza Alice.

Tags:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet