CARREGANDO

O que você procura

Geral Notícias

Como estão vivendo os sírios após inúmeros conflitos no país

Compartilhar

Lucas Tadeu (1º semestre)

A Síria passou por inúmeras guerras e conflitos ao longo da sua história e a mais intensa é a atual guerra civil que devastou o país. Nesses oito anos de guerra, houve inúmeras cidades destruídas, mais de 500 mil mortes e mais de 5 milhões de refugiados.

Em 2011, o mundo árabe passava por uma série de revoltas pedindo reformas democráticas, época que ficou conhecida como Primavera Árabe. Segundo o professor de Geografia, Adriano Skoda, os principais motivos dessa revolta foram a reivindicação pela democracia, pois quem está no poder não representa a maioria, e questões ligadas à religião, que representa a minoria no poder. Além disso, como outros países estavam conseguindo promover reformas, isso também foi um gatilho para a resistência começar na Síria.

Al-Assad, presidente da Síria, afirmou que o país passaria pelas mudanças ansiadas pela sociedade. Como houve lentidão nesse processo, opositores ao seu regime começaram uma série de protestos, pedindo a derrubada do presidente, que respondeu com o envio de tropas do Exército para áreas em protesto. “Na Síria acabou sendo diferente, pois como não foi o primeiro lugar a ter essas revoltas, o governo de Bashar al-Assad entende que se deixar a oposição se manifestar livremente terá como consequência a deposição”, explica Skoda. A violência da repressão do governo fez com que as manifestações virassem revoltas armadas e deu-se início a guerra civil que abala o país até os dias de hoje.

Na guerra, de um lado do conflito está o regime sírio, liderado por Bashar al-Assad. Ele conta com o apoio do Irã e de milícias do Iraque. Mas o principal aliado fora da Síria é a Rússia, que mantém uma antiga parceria com o país, sustentada pela base naval que os russos controlam em Tartus, no litoral sírio. Do outro lado, está o Exército Livre da Síria (ELS). A organização conta com o respaldo das potências ocidentais, lideradas pela União Europeia e pelos EUA. Também recebem apoio da Turquia e da Arábia Saudita, principais inimigos de Assad na região.

Com o recente cenário de cessar fogo, o povo e o governo têm expectativas para o futuro. “O conflito saiu do horizonte polêmico, por ser um dos mais longos e pelo EI afirmar que não controla mais nenhum território, isso faz com que a opinião pública internacional deixe a Síria de lado”, afirma Skoda. O professor ainda completa que por parte dos aliados e do governo, a permanência da guerra continua sendo um bom motivo para que as forças políticas não se alterem no país. “Para a população é difícil saber o que esperar, pois por todas as atitudes do governo não mostrar um avanço para a melhoria da expectativa da vida, a gente não sabe ainda exatamente o que se pode esperar disso”, alerta.

Como vivem os sírios

Wassen Farah, 32, que ainda reside no país, em Rabah, presenciou a guerra e conta como era a situação do país. “Antes da guerra, tudo funcionava perfeitamente. Água, eletricidade e gasolina estavam disponíveis. A Síria passou por um período de ouro. Todas as pessoas estavam fisicamente confortáveis ​​e podiam comprar todas as necessidades, até o luxo, tudo era demais. A Síria podia importar tudo e, após a guerra cruel, muitos países conspiraram contra a Síria”, diz.

O pós-guerra para qualquer país deixa dúvidas de como o Estado vai seguir e seus próximos passos, e certamente na Síria não é diferente. Suprimentos básicos, como água e energia, fundamentais para a sobrevivência de todo cidadão, são escassos no país. “Agora há um racionamento de eletricidade e gasolina por causa da guerra, as luzes caem a cada 3 horas e, em alguns dias da semana, há falta de água. A gasolina também está em falta em muitas regiões e a gente tem que buscar em outras cidades”, ressalta Farah.

Com o avanço da tecnologia, a internet se tornou indispensável para muitos povos. Mas o pós-guerra deixa restrito o acesso à rede. “O acesso à internet é restrito, é muito difícil de entrar em sites de fora da Síria, outros chips de celulares não funcionam aqui e os de dentro do país tem data limite de funcionamento”, conta o sírio, reforçando as limitações a que a população está sujeita.

Sobre as expectativas para o futuro, Farah salienta que a questão do emprego está complicada e os salários diminuíram drasticamente, já que muitas áreas de atuação estão sem dinheiro. “Muitas áreas não conseguem contratar ou pagar o mesmo que antes devido à guerra, o que deixa o desemprego alto. Temos que fazer serviços sem ter algo fixo. Para os mais novos dentro da Síria eu digo que não vale ficar no país, porque o mercado não mostra sinais de recuperação”.

Contexto histórico

O território sírio faz fronteira com o Líbano e o Mar Mediterrâneo a oeste; a Turquia ao norte; o Iraque a leste; a Jordânia ao sul e Israel ao sudoeste. Durante os séculos, o território foi administrado por muitos impérios e países, dividido entre os impérios Persa, Macedônio e Romano. O país foi ocupado por diversos povos, e as marcas dessas passagens são visíveis pelo território.

Já no século XX, depois da Primeira Guerra Mundial, a França passa a ter domínio da região após queda de impérios. Paris e Londres tinham um acordo de dividir entre si o crescente fértil território, ficando sob controle de Londres a Palestina, a Jordânia e o Iraque; e sob o controle de Paris, a Síria e o Líbano. O controle militar francês aconteceu em 1920. O domínio das forças do país acabou no ano da independência, em 1946, devido a conflitos entre a Síria e Líbano que foram causados pela própria França e fizeram a ONU intervir e determinar o fim do domínio do país europeu.

A Síria passa por um período perturbado politicamente, com o golpe militar, em 1949 e depois, em 1958, quando acaba se juntando a outros países. Em 1961 um golpe os separa.  Nos nove anos seguintes o país passa por guerras e períodos conturbados politicamente, até passar pelo último golpe, em 1970: o ministro da Defesa, general Hafiz al-Assad, muçulmano alauita (alauitas, deriva dos xiitas, mas se considera uma variação mais moderada) chega ao poder. Ele governa até o ano 2000, quando morre.

Seu filho Bashar Al-Assad assume e está no poder até os dias de hoje. No período pré-guerra civil (2000-2011), Bashar mostra potencial e esperança ao povo, com ideias muito à frente de tudo que o povo já tinha visto. Essa esperança fica frustrada com o passar dos primeiros anos. Seu governo demonstra várias contradições, como a ameaça da ideia de guerra preventiva levada a cabo pela administração norte-americana, a instabilidade com o Líbano, na qual a Síria mantinha uma forte presença militar e as constantes tensões com o vizinho Israel.

Bashar Al-Assad procurou manter um discurso reformista que poderia satisfazer os anseios da União Europeia e dos Estados Unidos, mas na prática não produziu nenhuma concessão ao movimento de oposição do país. Assim, ele foi seguindo seu governo com oposições e ideias contraditórias, que culminou na guerra civil.

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet