Infraestrutura e serviços contribuem para valorização imobiliária na região

Share

Edifício está em fase final de construção na rua Joaquim Távora. Foto: Giovanna Vieira

“A vinda das faculdades para a Vila Mariana, como a ESPM e o Centro Universitário Belas Artes, valorizou muito os imóveis da região. Grande parte de nossos clientes, hoje, são pais de alunos”, afirma Lúcia Bodani, corretora da imobiliária MMG. Ela salienta também que o desenvolvimento do bairro fica cada vez mais visível.

A Vila, considerada por sua subprefeitura uma das mais desenvolvidas da capital paulista, é um grande atrativo para aqueles que pretendem comprar ou alugar casas ou apartamentos. De acordo com informações publicadas no site da ZAP Imóveis, o distrito foi, em 2012, líder nas buscas de imóveis com 15%, enquanto os segundos colocados, Bela Vista e Moema, ficaram com 11%.

“O bairro até lembra um pouco o interior. Tem tudo por perto: farmácia, padaria, restaurantes e até loja de material de construção. O ambiente é muito bom, principalmente para os estudantes”, diz Margarete Ayub Rangel, moradora de Bauru, no interior de São Paulo e mãe de aluna que acaba de se mudar para a região.

Localização e infraestrutura

Basicamente, o que as pessoas buscam é um bairro com boa localização e infraestrutura, quesitos em que a Vila Mariana não deixa a desejar. Primeiramente, por ser situada na parte centro-sul da cidade de São Paulo, ficando próxima de pólos financeiros e comerciais, como a Avenida Paulista. A locomoção dos moradores também é facilitada pelas estações de metrô Ana Rosa e Vila Mariana, que abrangem as linhas azul e verde do transporte metropolitano.

O bairro também conta com estrutura nos setores de educação e saúde. Além das faculdades, colégios tradicionais de São Paulo, como o Liceu Pasteur, Colégio Arquidiocesano, Colégio Madre Cabrini e a escola técnica SENAI encontram-se no distrito.  O Hospital do Servidor Público e o Dante Pazzanese, com especialização em cardiologia, também contribuem para a melhor qualidade de vida dos moradores.

Segundo José Augusto Viana Neto, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP), são esses os principais fatores que um potencial morador analisa no momento da compra ou locação de um imóvel. “A Vila Mariana é um bairro de longa tradição residencial, muito calmo e tranquilo. Apresenta também excelente comércio com vida própria, vias de tráfego que levam a toda a cidade, além das escolas e hospitais”, complementa.

Viana Neto ainda destaca que a maior procura de imóveis na região é para moradia, embora seja cada vez mais frequente o investimento em locação, tanto residencial quando comercial.

Hoje, a incidência de construções de novos edifícios no bairro é elevada, o que reforça o levantamento feito pela imobiliária Lello, que constatou que a região é a quarta mais verticalizada da cidade, com cerca de 13,6% dos prédios da capital.  A expectativa é que até o final de ano ao menos cinco prédios finalizem suas obras na região.

Giovanna  Vieira (1º semestre)