Pelo Mundo ESPM – Paris – cidade luz

Share

Carolina Ciocci – (2º semestre)

Paris é a capital da França e uma das cidades mais importantes e influentes no mundo. Do ponto de vista turístico, Paris é uma das cidades mais visitadas da Europa e que parece ser feita para os viajantes. Suas ruas, praças, edifícios, jardins e monumentos parecem ser idealizados para que qualquer pessoa que visite Paris deseje voltar.

A capital e cidade mais populosa da França, com mais de 2,2 milhões de habitantes vindos de todo o canto do mundo. Os 105 km² da cidade são divididos em 20 bairros de Paris (arrondissements), que são todos numerados. Para você se localizar, basta saber que quanto mais baixo o número do bairro mais perto do centro ele fica.

Conhecida como a Cidade Luz, Paris é cortada pelo Rio Sena e fica no cruzamento das rotas terrestres e fluviais de escoamento agrícola. Essa posição privilegiada fez com que Paris fosse uma das principais cidades francesas já nos séculos XIV, o que fez com que a corte fixasse residência e aumentasse ainda mais o desenvolvimento parisiense.

Ao longo de sua história, Paris sempre se destacou em relação a educação e a arte. Tanto que no século XVIII se tornou o Centro Cultural da Europa e no século XIX, quando teve ascensão Belle Époque, período de fervilhada cultura cosmopolita, Paris se tornou a capital da arte e do lazer.

Por isso, está sempre atraindo muitos viajantes. Em 2004, foi a cidade mais visitada da França quando recebeu 25 milhões de viajantes no ano e hoje em dia já ultrapassou a marca de 30 milhões de visitantes ao longo dos 12 meses do ano.

Visitar a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo ou a Catedral de Notre Dame, assistir a um espetáculo de cabaré no clássico Moulin Rouge, ou passear por alguns dos bairros, mais charmosos da cidade, como Montmartre ou Montparnasse, são algumas das experiencias que todo mundo deveria ter a oportunidade de viver em uma das cidades mais belas de todo o mundo.