Nova faixa de trânsito entra em teste na capital

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Motociclistas adaptam-se ao projeto na Avenida Rebouças, mas iniciativa pode chegar à Vila Mariana. Foto: Débora Brotto

No dia 6 de maio, a CET (Companhia de Engenharia do Tráfego) iniciou a utilização de um bolsão em faróis na cidade de São Paulo. Trata-se do uso, em fase de teste, de uma faixa exclusiva para motos e bicicletas, que fica na horizontal entre a demarcação para carros e pedestres.

Segundo a Companhia divulgou em seu site, os motociclistas que não respeitarem a norma ainda não serão punidos com multas. A faixa está em fase de teste, como no cruzamento da Avenida Rebouças com a Rua Estados Unidos sentido centro.

O objetivo é evitar acidentes com os motociclistas e trazer mais segurança para os cidadãos no trânsito. Se forem vistos bons resultados, a faixa pode ser implantada em outros cruzamentos por toda a cidade.

Pedestres, ciclistas e motociclistas são os mais vulneráveis no trânsito. Na capital, em 2012, de 1.231 pessoas que morreram em decorrência do trânsito, 540 eram pedestres, 438 motoqueiros e 52 ciclistas, segundo publicado no site da CET.

Vila Mariana

Douglas Pratti, bancário que trabalha na região da Vila Mariana, diz que essa iniciativa isolada é paliativa. “Os grandes acidentes conosco, motociclistas, não ocorrem neste ponto do trânsito, mas entre os carros”, diz. Ele conta que a causa disso é o excesso de confiança e irresponsabilidade de alguns motociclistas. “A mídia deveria fazer propagandas com quem já se acidentou, mostrando as cenas reais para conscientização”, opina Pratti.

O tesoureiro Diego Freitas, que usa o carro para transitar na Vila Mariana, vê a ideia como sendo uma boa iniciativa da Prefeitura. “A faixa de moto pode amenizar o tumulto na faixa de pedestres”, diz.

Freitas fala que o projeto pode diminuir o número de assaltos, pois os motociclistas não ficariam parados ao lado dos veículos, vendo o que se tem dentro do automóvel. “Outra vantagem é a saída separada de motos e carros ao abrir o farol, o que pode evitar colisões”, diz. Ele espera que a faixa seja aprovada em breve não só na região da Vila Mariana, mas em toda a capital.

Essa medida também foi usada em cidades como Barcelona, na Espanha. Começou em apenas três cruzamentos, em 2009, mas hoje o uso da faixa foi ampliado para mais de sessenta cruzamentos. Isso mostra que é possível um bom resultado do projeto.

 

Débora Brotto (1° semestre)