Ameaça de guerra não impede piadas sobre ditador norte-coreano na internet

Share

Ilustração de Monica Zambolin Strachino exclusiva para o Portal

O ditador norte-coreano Kim Jong-un tem tirado o sono de muita gente nos últimos meses. Após a morte de seu pai, Kim Jong-il, ameaças constantes contra a vizinha Coreia do Sul, o Japão e os Estados Unidos têm feito parte do cotidiano do mundo das relações internacionais. Prova disso é que na última segunda-feira, 20 de maio, foi lançado o sexto míssil de curto alcance em apenas três dias.  Apesar disso, as redes sociais exibem um lado cômico – e imaginário – do ditador; charges, montagens e piadas circulam na internet debochando de sua figura.

Especialistas apontam que há risco de uma guerra nuclear, uma vez que um terceiro teste com equipamentos foi organizado pelo governo da Coreia do Norte,  em fevereiro. Como consequência, o conselho de segurança da Organização das Nações Unidas aplicou sanções ao regime norte-coreano – que geraram ainda mais irritação por parte de Kim.

Paralelamente, os internautas têm ignorado e risco e produzido uma série de virais e paródias com a imagem do ditador. Em comparação com outros períodos históricos em que houve risco de conflito armado, a principal diferença não é apenas tecnológica, com a internet, mas cultural: mudanças ocorreram principalmente no comportamento do público. “’As propagandas atuais pegam pelo tom da crítica à guerra. Com a onda ‘politicamente correta’ que vivemos hoje, as guerras são muito mal vistas e sofrem grande rejeição no mundo todo”, analisa a publicitária Sarah Salum, uma das sócias da agência ei! Equipe de Ideias.

“As propagandas e charges atuais, de certa forma, influenciam as pessoas a ridicularizar ditadores e pensamentos como os da Coreia do Norte”, disse Sarah. “Na primeira e na segunda guerras mundiais, a propaganda e os cartazes a favor principalmente dos Estados Unidos e seus soldados fizeram toda a diferença e aumentaram o patriotismo norte-americano”, complementa. Pedro Jaime, sociólogo, também acredita que esse tipo de arte convida a uma reflexão e a um posicionamento político. “A ironia da postura autoritária e ameaçadora convida a pensar a democracia e a paz como encaminhamentos mais pertinentes para a nossa vida”, conta Jaime.

Diariamente, sites como o 9gag (fenômeno entre os jovens) atualizam suas páginas com imagens do ditador. Confira uma galeria com exemplos dessas propagandas atuais, assim como de outros grandes conflitos que marcaram a história recente.

Catharina Obeid (2o semestre)

Ilustração de Mariana Bertolani exclusiva para o Portal