Por meio de consultorias, ESPM Social apoia o trabalho de ONGs

Share

O prédio que hospeda a entidade fica na rua Capitão Cavalcanti, na Vila Mariana. Foto: Alisson de Moraes

A ESPM Social, entidade formada por alunos da ESPM-SP, faz ações sociais em toda São Paulo, inclusive na região da Vila Mariana. Com foco nas áreas sustentável e social, a organização age há 12 anos. Junto aos estudantes, o intuito é desenvolver um profissional completo, que execute as atividades para as quais foi preparado, mas que também seja capaz de intervir no meio onde vive. “Fazemos consultoria para as ONGs, isso nos ajuda como pessoas”, afirma Érica Ísidi, gestora de comunicação da instituição.

Com uma equipe formada por 63 pessoas, a ESPM Social já atendeu aproximadamente a 200 entidades entre ONGs e OSCIPs (organizações da sociedade civil de interesse público). Desse total, realizou alguns trabalhos na Vila Mariana, dando consultoria a instituições que realizam seu trabalho na região.

Algumas entidades do bairro que já foram atendidas pela ESPM Social são a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), a Associação de Pais Banespianos de Excepcionais (Apabex), a Rede Corrente Viva, o Centro Comunitário de Fisioterapia  (Fisiô) e a ACL (Fundação ACL). “A consultoria da Social ajudou muito nossa ONG a crescer”, diz Ana Paula de Andrade, que trabalha na Associação Beneficente Santa Fé, outra entidade já atendida instituição.

Processo seletivo

Segundo a gestora de comunicação da ESPM Social, para receber consultoria, é necessário que a entidade a ser atendida passe por um processo seletivo. A seleção das ONGs é realizada no começo de cada semestre, em janeiro e em julho. Como as assistências de comunicação e marketing são gratuitas, as organizações são selecionadas a partir da própria necessidade do serviço e da causa que apoiam.

As ONGs são selecionadas levando-se em conta, também, o desafio que oferecerão aos consultores da entidade. Desse modo, organizações com causas inovadoras e diferenciadas levam vantagem. Ao final, apenas oito entidades são aprovadas.

A divulgação para o processo seletivo de ONGs é realizada pelo próprio Departamento de Marketing da ESPM, por meio de publicação em jornais, e pela própria ESPM Social, nas mídias e eventos de que participam, como o ONG Brasil, por exemplo.

Nos dias 14 e 16 de maio, em parceria com o Hospital Sírio Libanês, a ESPM Social realizou mais uma campanha de doação de sangue. Neste semestre, a entidade arrecadou 173 bolsas. O evento ocorre semestralmente e o próximo está previsto para outubro deste ano.

 Alisson de Moraes (2º semestre)

1 Comment

Maria 23 de maio de 2013 - 16:11

Nossa, adorei a matéria. Não conhecia a entidade. vou procurar saber mais

Post Comment