CARREGANDO

O que você procura

Notícias Vila Mariana

Polêmico, Popcorn Time é aprovado por jovens da Vila

Compartilhar
Lista de alguns filmes do aplicativo. Foto: Mariana Yole

Lista de alguns filmes do aplicativo. Foto: Mariana Yole

Muitos jovens do bairro usam o Popcorn Time, aplicativo usado por cerca de 225 mil pessoas por dia só no Brasil, famoso desde 2014. Polêmico por oferecer filmes sem pagamento de direitos autorais (vide fim da matéria), o aplicativo tem variados filmes, séries, shows e programas de TV que são divididos por três sessões (filmes, séries de TV e gênero) e são disponibilizados a partir de streaming dos servidores de torrent, um sistema de transferência de arquivos entre usuários da web.

Arthur Badu, 22 anos, estudante de Jornalismo, considera um serviço muito interessante. “Possui falhas, mas atende uma necessidade e isso é bom”. Badu fala sobre o Netflix ser tão bom quanto o Popcorn Time, mas acha que o Popcorn leva vantagem pelos filmes novos e por ser grátis. “O Netflix possui uma reputação melhor, e ele acha que tem uma estrutura boa também”.

Renato Bonfim, 22 anos, concorda com Badu e diz que o aplicativo é uma ótima opção por conta da agilidade entre o lançamento dos filmes e a disponibilização do produto no programa. Bonfim compara também o programa com o Netflix. “O Popcorn Time é melhor para quem ter conteúdo mais novo, já o Netflix tem um conteúdo mais completo e mais antigo”. Apesar de ser grátis, Bonfim considera que o Popcorn Time seria um sucesso da mesma forma: “se houvesse uma mensalidade, as pessoas pagariam, assim como pagam o Netflix”.

Mas nem tudo são mil maravilhas. O aplicativo funciona bem quando há muitas pessoas assistindo o mesmo filme ou a mesma série. Para ver os filmes e séries é necessário baixar um conteúdo antes. Quanto mais pessoas baixam o mesmo conteúdo, o tempo de download é menor. Porém, quando há um número baixo de pessoas baixando o conteúdo, demora cerca de 20 minutos ou mais.

Ana Carolina Alves, estudante de Jornalismo, por exemplo, disse que estava assistindo uma série e demorou cerca de 20 minutos para o episódio baixar, o que ela achou péssimo. “Eu esperei muito tempo para ver o episódio e não achei isso bom”. Ana também comentou que só baixou o aplicativo por causa da atualização das séries. “Eu baixei porque a série que eu estava assistindo não estava disponível no Netflix, mas se dúvidas, eu prefiro o que é legal”, disse.

Pirataria

Todos os filmes seriam protegidos por direitos autorais. Por isso, sites como Netflix cobram assinatura para pagar os produtores audiovisuais. Já aplicativos torrent como o Popcorn Time são tidos como ilegais, pois permitem que qualquer um baixe o aplicativo e assista a qualquer filme, sem desembolsar nenhum centavo.

O Popcorn Time usa a tecnologia APIs, uma interface entre o aplicativo e a programação, formando um conjunto de instruções e padrões de programação, para ter acesso a um aplicativo de software baseado na Web. Os APIs utilizados são para o torrent, informações do filme, imagens e legendas.

O aplicativo tem as mesmas funções e qualidades do Netflix e do Amazon, mas não cobra nada de seus usuários. Se por um lado, muitos usuários aprovam o site, já veem filmes atuais sem pagar nada, outros são contra a pirataria, questionando a legitimidade do aplicativo.

Por Mariana Yole,  2º semestre

Tags:

Você pode gostar também