CARREGANDO

O que você procura

Especiais Fotos

Pelo Mundo ESPM – Theatro Municipal

Compartilhar

 Karina Lopes – (1º semestre)

Felipe Padovese – (2º semestre)

O Theatro Municipal de São Paulo foi inaugurado no dia 12 de setembro de 1911 no bairro da República, na região central da cidade. A construção foi iniciada em 1903 e se deu em um período de alta nas importações e de valorização do café brasileiro no cenário mundial. Por conta disso, as elites paulistas passaram a buscar novas formas de consumir cultura e mostrar suas riquezas, para dessa forma demonstrar seu poder. Seu arquiteto, Ramos de Azevedo, se inspirou em construções luxuosas da Europa que tinham sido feitas na mesma época, como a Ópera de Paris.

Em sua inauguração foi apresentado o poema “O Guarani” de Carlos Gomes, seguida da peça “Hamlet” de Ambrósio Thomas. Durante muitos anos as peças, óperas e concertos apresentados no Theatro eram de origem europeia para aproximar as elites das outras cidades globais.

Foi então que em fevereiro de 1922 foi organizado um movimento entre varios artistas brasileiros, dentre eles Oswald Andrade, Mario de Andrade e Tarsila do Amaral que queriam inovar no modo de produzir seus trabalhos. Esse protesto aconteceu no palco do Theatro Municipal como um ataque direto aos cafeicultores e artistas tradicionais que tomavam conta do local. O evento se tornou um marco muito importante na produção artística brasileira, pois as obras se tornaram populares, retratando dessa forma momentos da vida cotidiana numa linguagem mais simples para facilitar o acesso à cultura.

Ao longo desses 110 anos, o Theatro passou por algumas reformas para manutenção dos espaços. Uma delas, entre as décadas de 80 e 90, em que foram restauradas algumas partes internas e a fachada.

Atualmente o Theatro Municipal de São Paulo é considerado um dos cartões postais da cidade e conta com um público diversificado, apresentando tanto a Orquestra Sinfônica Municipal quanto grupos de povos indígenas. Em 2019 houve uma apresentação histórica do rapper Emicida exaltando a cultura afro-brasileira no local. Os ingressos para assistir às apresentações estão disponíveis no site do Theatro. A entrada é gratuita às quartas e sextas às 18h.

Mas caso você queira apenas fazer uma refeição, O Theatro Municipal conta com o Bar dos Arcos, restaurante inaugurado em seu subsolo onde, anteriormente, se instalavam os dutos de ventilação da casa. Seu funcionamento se de terça a domingo, a partir das 19h, com entrada gratuita.

Tags:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *