CARREGANDO

O que você procura

Especiais Fotos

Pelo Mundo ESPM – Salvador

Compartilhar

Fernanda Pimentel Delgado – (2º semestre)

Salvador é um lugar especial: tem paisagens de belezas exuberantes e pessoas que vivem com um sorriso largo no rosto e um jeito gentil de ser. A cidade já nasceu tendo um importante papel na história brasileira: a primeira capital do Brasil. Quem conhece Salvador sabe que é impossível não se encantar com as paisagens, construções históricas, gastronomia e o jeito doce e simples de viver que se tem lá.

O Pelourinho é parada obrigatória na visita à capital baiana. Apesar da triste história que carrega com si, hoje, é um local que diz muito sobre a cultura baiana, com muita música, cores e arte. É marcado por uma arquitetura histórica em que há restaurantes, igrejas, museus, ateliês, lojinhas e bares. Ao visitar este Patrimônio Histórico da Humanidade, conheça a Catedral Basílica, a Igreja do Rosário dos Homens Pretos e a Fundação Jorge Amado. Não se esqueça de pegar as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim e fazer seus desejos. Ao final do passeio, suba a Ladeira do Carmo e aprecie o pôr do sol na Baía de Todos os Santos, tomando uma caipirinha e comendo os famosos bolinhos de peixe no Cafeliér. A vista não tem preço e a culinária do restaurante é incrível.

As paisagens das praias do norte são impressionantes. “Passar uma tarde em Itapuã”, como diz a letra de Vinícius de Moraes e Toquinho, é imprescindível, mas tome cuidado com o mar, que tende a ser perigoso. Passe o dia na famosa Barraca do Lôro e se delicie com a gastronomia baiana e os drinks que o bar oferece. Roteiro de um dia perfeito.

A orla central é outro lugar de tirar o fôlego. É lá que fica a Praia da Barra, conhecida pelo seu farol e por ser o principal circuito do carnaval de Salvador. Na orla, há muitas pessoas praticando esportes e outras, relaxando diante do mar.

Se puder, vá para a Festa do Dia de Iemanjá. Começa na noite do dia 1 de fevereiro na Casa de Iemanjá no Rio Vermelho. Durante a noite, os religiosos do Candomblé e Umbanda celebram Iemanjá ao som de tambores e deixam seus presentes à ela, que são levados a alto mar pelos pescadores no dia 2, à tarde. É uma experiência única.

A cozinha baiana encanta. Coma as famosas moquecas e o bobó de camarão. Se você tem estômago forte, prove o acarajé, comida que exala seu cheiro por toda a cidade e é vendido em toda barraca de rua por mulheres de saia e turbante. Lambreta é um molusco muito saboroso que é servido com o próprio caldo em que foi cozido. É outro prato típico, e reza a lenda que é afrodisíaco. Estes são alguns sabores que só a Bahia tem, e você não pode perder a chance de prová-los.

Salvador é o destino ideal para quem procura relaxar, apreciar lindas paisagens e aprender muito sobre a história e a cultura brasileira.

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *