CARREGANDO

O que você procura

Especiais Fotos

Pelo Mundo ESPM – Portugal

Compartilhar

Maria Augusta Messias – 2 Semestre

Portugal é um país europeu situado na Península Ibérica. Seu território abrange uma área de 92.389 km², na qual vivem cerca de 10,28 milhões de habitantes.

A sua capital, desde 1834, é Lisboa. Ela tem como alguns de seus pontos turísticos principais e lugares históricos os seguintes:

O rio Tejo, o rio mais extenso da Península Ibérica, que nasce na Espanha e após um percurso de cerca de 1 007 km, deságua no Oceano Atlântico, formando um estuário em Lisboa. De lá, partiram os navios e as caravelas dos descobrimentos portugueses.

O Mosteiro dos Jerônimos de Lisboa também é um marco histórico da cidade. Obra-prima da arquitetura portuguesa do século XVI, está classificado como Monumento Nacional e inscrito na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO (1983).  Na imponente fachada do Mosteiro, ergue-se o Portal Sul da Igreja, onde se destacam as imagens do Santo Patrono de Portugal, Arcanjo S. Miguel e a imagem de Santa Maria de Belém.

A torre de Belém, construída entre 1514 e 1520, é conhecida por este nome por estar localizada no bairro de Belém, em Lisboa. Ela foi erguida com a missão de ser uma torre de defesa da bacia do Rio Tejo, onde ficavam abrigados artigos de artilharia. No entanto, ao longo do tempo, ela foi perdendo esta função, uma vez que novos métodos de defesa foram desenvolvidos. Posteriormente, a Torre de Belém passou a funcionar como registro aduaneiro, posto de sinalização telegráfico, farol e até mesmo como um local para presos políticos. Em 1983, a Torre de Belém ingressou na lista de Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO.

O Oceanário de Lisboa, localizado no Parque das Nações, foi construído em 1998 para a Expo mundial que ocorreu naquele ano na capital de Portugal e se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade. O lugar conta com aproximadamente 30 aquários com mais de 500 espécies de vida marinha de todas as partes do mundo distribuídas em mais de 22 mil metros quadrados.

Outro lugar a ser destacado em Portugal é Sintra, uma vila no distrito e área metropolitana de Lisboa, integrando a sua parte norte (Grande Lisboa). Dentro dela, localiza-se um dos monumentos mais originais do mundo: a Quinta da Regaleira. Adquirida em março de 1997 pela Câmara Municipal de Sintra, ela é, atualmente, a sede social da Fundação CulturSintra.

O Palácio da Quinta da Regaleira foi construído no início do século XX no centro histórico da vila. Ele pertencia à Viscondessa da Regaleira e depois foi ampliado quando comprado pelo milionário brasileiro António Augusto Carvalho Monteiro. Em parceria com o arquiteto e cenógrafo Luigi Manini, criaram um recanto que mistura os estilos gótico, romântico, renascentista, cheio de símbolos mitológicos e esotéricos. A área do palácio abrange jardins cheios de esculturas e cercado de verde. Elementos da alquimia e maçonaria se espalham por todos os cantos desta grande obra arquitetônica e cheia de mistérios.

Uma das principais atrações do local é o poço iniciático, uma “Torre invertida” que se afunda cerca de 27 metros no interior da terra, com acesso através de uma escadaria em espiral. Ela recebeu o nome de “Poço Iniciático” porque se acredita que, em seu interior, eram realizados os rituais de iniciação de maçons.

Dando continuidade às cidades portuguesas, cita-se Évora como uma das Cidade-Museu do país. Isso porque o seu centro histórico bem preservado é um dos mais ricos em monumentos de Portugal. Ela é a capital do distrito de Évora, na região do Alentejo e sub-região do Alentejo Central. Em 1986, o centro histórico da cidade foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Nela, encontra-se a Capela dos Ossos, que foi construída no século XVII com a intenção de provocar pela imagem a reflexão sobre a transitoriedade da vida humana. Tanto as paredes como os pilares estão revestidos de milhares de ossos e crânios, oriundos dos espaços de enterramento ligados ao convento. Os afrescos que decoram o teto abobadado, datados de 1810, apresentam uma variedade de símbolos ilustrados por passagens bíblicas e outros com os instrumentos da Paixão de Cristo. Logo à entrada, há o aviso: “Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”. Mostra, no fundo, o macabro gosto do homem barroco pela necrofilia.

Além desses lugares, Portugal possui atrações turísticas extremamente famosas no mundo, como a região do Algarve, que possui belíssimas praias.

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *