Atibaia é um município do estado de São Paulo, Brasil. Sua história está diretamente ligada aos bandeirantes, que ao andarem por terras em busca de jóias preciosas, paravam no meio do caminho para descansar. Um desses pontos de descanso se localizava em um rio que os indígenas chamavam de ‘’atubaia’’, que traduzindo ao português fica ‘’água agradável ao paladar’’.
Por se tratar de um lugar calmo e provedor, Jerônimo de Camargo, bandeirante que descansava em Atibaia, decidiu instalar uma fazenda de gado e uma capela no local. A capela foi inaugurada dia 24 de junho de 1665, data que marcou a fundação do município. A partir disso, o local tornou-se parada obrigatória para quem ia à Minas Gerais, fazendo com que o povoado da região se desenvolvesse lentamente.
Atualmente, a cidade possui cerca de 144 mil habitantes, contando com muitas opções de lazer, como o teleférico, que liga o Lago Major ao ponto mais alto da cidade e a Pedra Grande, monumento natural estadual que fica a 1450 m de altitude, com idade pré cambriana.
Também é possível realizar trilhas para subir a Pedra Grande, sendo as mais conhecidas a Minha Deusa, a Mangueira e a Monges. O percurso é cansativo mas vale a pena devido às paisagens durante a caminhada e o destino final, que é a Pedra Grande. Lá é possível realizar atividades como a prática de voo livre, asa delta, paraglider, escalada e rapel.
Atibaia, também, conta com a presença de três rios, sendo eles o Rio Atibaia, o Rio Jundiaí e o Rio Cachoeira e uma represa, a Represa Usina de Atibaia. Seu clima é considerado tropical de altitude, e já foi considerado pela UNESCO o 2° melhor clima do mundo.
O município, inclusive, possui diversas festas. A principal é o festival do morango e das flores, que tem início em setembro e é realizada durante três finais de semana. O evento ocorre no Parque Edmundo Zanoni, obtendo a presença de cerca de 100 mil visitantes. Apresentações folclóricas de diversos países, como Alemanha, Itália e Japão também estão presentes no cronograma da festa.