CARREGANDO

O que você procura

Destaque Especiais Fotos Geral Notícias

Movimentos Artísticos – Luís Braga e Zanele Muholi no IMS

Compartilhar

Gabriel Vicente e Miguel Porto (1º semestre)

O Instituto Moreira Salles (IMS), localizado na Avenida Paulista, tem como foco preservar e difundir a cultura brasileira. Fundado em 1990 pela família Moreira Salles, tradicional no setor bancário (fundadores do Unibanco), o instituto começou com acervos fotográficos e literários, expandindo posteriormente para música, artes visuais e cinema.

Foi fundado originalmente em Poços de Caldas em 1992. A cidade no Sul de Minas Gerais foi escolhida devido ao valor simbólico e ao afeto da família pelo local, onde o patriarca João Moreira Salles prosperou em seus negócios. Já unidade de São Paulo foi inaugurada em agosto de 2017, na Avenida Paulista, um dos principais polos culturais da cidade. O prédio, projetado pelo escritório Andrade Morettin Arquitetos, mistura estética moderna, transparência e funcionalidade.

Exposições

Atualmente, o IMS exibe a exposição fotográfica de Luís Braga, que percorre 50 anos de carreira através de 258 fotografias, sendo 190 inéditas. Sem caráter retrospectivo, a exposição evidencia a intimidade, o ordinário e o gesto de “espiar” como metodologias poéticas de Braga, focadas na escuta e na oralidade, interessadas nas histórias das pessoas e dos saberes populares.

A exposição destaca as características da fotografia de Braga, que retrata o cotidiano das pessoas em Belém do Pará, evitando estereótipos. Suas fotografias, em preto e branco e cores vibrantes, mostram uma relação próxima com os retratados, utilizando técnicas diversas. Atualmente, Braga desenvolve um ensaio de longa duração na Ilha de Marajó, no Pará.

Outra exposição em cartaz é a de Zanele Muholi, um dos nomes mais aclamados da fotografia contemporânea. A mostra reúne suas principais séries fotográficas, como Faces and Phases, Somnyama Ngomyama, Brave Beauties e trabalhos inéditos produzidos no Brasil.

Zanele Muholi, ativista visual e artista sul-africana, é reconhecida por seu trabalho fotográfico, vídeo e instalação. Ela se descreve como uma ativista visual, dedicando seu trabalho à celebração e visibilidade das comunidades negras lésbicas, gays, trans e intersexo na África do Sul.

Tags: