CARREGANDO

O que você procura

Geral Notícias

Lira e Pacheco: o primeiro mês dos presidentes da Câmara e Senado

Compartilhar

Rafael Saldanha (3º semestre)

Com o fim do mandato do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM- RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), novos líderes assumiram as casas em 1° de fevereiro, com mandato válido até 2023. Arthur Lira (PP-AL) foi eleito com 302 votos dos 505 votantes para a liderança da Câmara, enquanto Rodrigo Pacheco (DEM-MG) recebeu 57 dos 81 votos possíveis. Após um mês e meio no cargo, os presidentes trabalharam com pautas importantes para o país em diversas áreas como economia, saúde e projetos administrativos para a sociedade. Também se posicionaram sobre situações políticas internas e sobre a pandemia da Covid-19.

O deputado alagoano, líder dos partidos que compõem o chamado centrão, base do governo na Câmara, teve o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em sua campanha contra Baleia Rossi (MDB-SP). No primeiro discurso como presidente, Lira defendeu a vacinação da população contra a Covid-19 e a harmonia dos gastos públicos. “Temos que examinar como fortalecer nossa rede de proteção social. Temos que vacinar, vacinar, vacinar o nosso povo. Temos que buscar o equilíbrio das nossas contas públicas”, disse.

Logo em seus primeiros dias no poder, Lira aprovou a proposta de autonomia do Banco Central. O projeto permite que o órgão tome suas próprias decisões administrativas na economia nacional, como controlar juros por meio da taxa Selic e regular a emissão de moeda no país. Para o deputado, essa decisão representa a blindagem da instituição a qualquer interferência governamental na política monetária brasileira.

Além da cena econômica, Arthur Lira lidou com a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), que devido a comentários nas redes sociais que fazem apologia ao Ato Institucional 5 (AI-5), instrumento de repressão mais rígido da ditadura militar, e sobre a destituição de ministros do STF, foi preso por um decreto do ministro do Supremo, Alexandre de Moraes. Atualmente, Silveira está em prisão domiciliar e está afastado da Câmara dos Deputados. Nos estados iniciais do processo, Lira portou-se contra a prisão, descrevendo-a como uma “intervenção extrema” de Moraes.

Simultaneamente, não só defendeu a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Imunidade Parlamentar, como decidiu acelerá-la, tentando acordos para sua rápida votação. A proposta, entre outros pontos, determina que um parlamentar não pode mais ser afastado do mandato por decisão judicial, não pode mais ser responsabilizado civil nem penalmente e só pode ser preso em flagrante, no plenário, por crime inafiançável.

Arthur Lira, presidente da Câmara
Foto: Instagram pessoal

 

Gabriel Wainer, editor de política da Globonews, falou sobre suas primeiras impressões de Arthur Lira na Câmara, descrevendo-o como um dos maiores expoentes do que o centrão significa dentro do poder Legislativo. “Como primeira atitude dele a frente da Câmara, foi a autonomia do Banco Central, que era uma pauta com 30 anos de debate e foi uma das plataformas de campanha do Bolsonaro na figura do Paulo Guedes. Depois, na situação do Daniel Silveira, ele resolveu de uma maneira completamente diferente da qual o Presidente da República teria resolvido. Então nesse primeiro embate entre Câmara e STF, o Lira não agiu com corporativismo, endossando a decisão do Supremo”.

Wainer ainda opinou sobre a “manobra controversa” de Lira para aprovar a PEC da Imunidade, sem votação, apontando essa ação como um absurdo regimental. Por outro lado, também disse que o deputado vem surpreendendo positivamente a oposição, já que não se coloca como o governista que foi em sua campanha para liderança da Casa.

No dia 2 de março, segundo a Agência Câmara de Notícias, em uma ação com os governadores, Arthur Lira destinou 14,5 bilhões de reais do orçamento da União para a área da saúde, em especial ao combate da Covid-19. São 12 bilhões para emendas parlamentares e 2,5 bilhões diretamente para o combate à pandemia. Lira ainda discute a criação de um grupo composto por um governador de cada região do Brasil, representantes da Câmara, do Senado e do Ministério da Saúde para acompanhar a importação de insumos e a fabricação de vacinas no país.

Na outra casa do Poder Legislativo brasileiro, Rodrigo Pacheco também contou com o apoio do Presidente da República e de mais 10 partidos, incluindo os de oposição, como PT, PDT e Rede, para vencer a senadora Simone Tebet (MDB-MS). No dia 2 de março, o senador mineiro estabeleceu a vacinação em massa e o auxílio emergencial como prioridades da Casa. “Os brasileiros precisam que a vacina chegue até cada um dos cantos do Brasil para que a população seja imunizada. Autorizando a União a contratar laboratórios, o Senado terá contribuído, por um projeto de sua autoria, para que essa escala de vacinas aumente no Brasil”, explicou.

Da mesma forma, defendeu a PL 534/2021, que autoriza estados, municípios e o setor privado a adquirirem vacinas contra a Covid-19. O projeto foi aprovado pela Câmara e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro no último dia 10.

Pacheco não só é líder do Senado, como é presidente do Congresso Nacional, ou seja, é responsável por pautar as sessões conjuntas do Legislativo, as quais analisam projetos orçamentários e vetos presidenciais, além de ser encarregado de pautar os processos que serão discutidos no plenário da Casa. Ademais, é o terceiro na linha sucessória presidencial, ou seja, assumirá interinamente o Planalto na ausência do presidente Jair Bolsonaro, do vice-presidente Mourão e do presidente da Câmara Arthur Lira.

Uma das principais pautas encaminhada por Pacheco é a PEC Emergencial, a qual estabelece mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos. A proposta, que permite a volta do auxílio emergencial, foi aprovada na Câmara dos Deputados no dia 11, após ter passado pelo Senado. A PEC, além de tratar do auxílio, discorre sobre as Contas da União (fim do aumento de salários e novas contratações), Incentivos Fiscais (redução gradual de incentivos e benefícios federais) e Contas dos Estados (gatilhos de austeridade em casos de despesas excessivas). Ontem (15/03), em sessão semipresencial do Congresso, a PEC foi promulgada.

Leonardo Trevisan, doutor em Ciência Política pela USP, opinou sobre Pacheco como presidente do Senado, assim como sobre o poderio dos líderes nas Casas. “Rodrigo Pacheco emite sinais de independência, como ocorreu na votação do auxílio emergencial. Esses fatos demonstram que o plenário, tanto na Câmara quanto no Senado, é o dono das decisões. A mesa nas Casas tem poder, mas não para tomar qualquer decisão. Isso torna-se uma atitude bastante compatível com o equilíbrio de poderes, com a harmonia e independência dos três poderes. É exatamente assim que a democracia deve funcionar”, analisou Trevisan.

Rodrigo Pacheco falando sobre a Reforma Tributária, ao lado de Arthur Lira e do senador Roberto Rocha
Foto: Instagram pessoal

 

Outra questão na mesa do presidente do Senado é a possibilidade de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, apresentada em 4 de fevereiro, mas ainda não discutida, causando pressão de senadores de diferentes partidos em Pacheco. A proposta do inquérito é investigar desvios de gastos públicos no combate à pandemia, atraso na vacinação e o colapso do sistema de saúde nos estados. Apesar da imposição de parlamentares, como do autor do requerimento Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o presidente diz que quer utilizá-la como solução e não para desestabilizar a política no auge da crise sanitária.

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet