CARREGANDO

O que você procura

Geral Notícias

III OBEF visa estimular o conhecimento dos jovens sobre Educação Financeira

Compartilhar

Eduardo Fabrício (2º semestre)

A III Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF) acontecerá entre os dias 22 e 26 de novembro e será totalmente online, devido à pandemia. O evento é responsabilidade da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e uma realização do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Departamento de Finanças e Contabilidade (DFC) e do Projeto de Extensão Educação Financeira para Toda a Vida.

Participarão crianças e adolescentes do 2º ano do Ensino Fundamental I até 3º ano do Ensino Médio, regularmente matriculados em instituições de ensino público e particular. As olimpíadas serão realizadas em fase única e as provas subdivididas em níveis, do um ao cinco, de acordo com a série cursada pelo aluno. A aplicação das provas de Nível 1 será dia 22, do Nível 2 no dia 23, assim por diante.

O conteúdo das provas será diverso e abordará desde Planejamento Financeiro, Gastos domésticos e pessoais, até assuntos mais complexos, como Fluxo de Caixa, Valor do Dinheiro no Tempo e Investimentos.

De acordo com o edital da Olimpíada, os objetivos são: “Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Financeira no Brasil”, “despertar o interesse em crianças e adolescentes no aprendizado da Educação Financeira desde a infância, acompanhando todo o seu desenvolvimento”, entre outros.

Wenner Lucena, professor da UFPB e idealizador da OBEF, em entrevista a TV Globo, disse que, o endividamento, uso do cartão de crédito, empréstimos e juros, são as preocupações que motivaram a criação da Olimpíada. “A gente traz essa experiência prática para o dia a dia deles”.

No edital, também citam que a OBEF contribui para o cumprimento de alguns Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), presentes na Agenda 2030, promovida pela ONU. Dentre eles, o ODS4, que incentiva a promoção da alfabetização dos jovens em educação financeira.

Os resultados serão divulgados a partir do dia 16 de dezembro, no site do Projeto de Extensão Educação Financeira para Toda a Vida. Além do certificado, disponibilizado para cada nível, a partir de 21 de dezembro, os primeiros colocados receberão uma “Medalha Digital”, enviada por e-mail para os ganhadores.

Wenner também é o criador do Projeto de Extensão Educação Financeira para Toda a Vida. A ideia veio de um curso de especialização em Finanças Empresariais em 2008, em que observou um total despreparo, por parte dos alunos, em relação ao controle de despesas. Após alguns anos, em março de 2012, o projeto foi submetido ao Programa de Extensão da UFPB.

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *