CARREGANDO

O que você procura

Geral Notícias

Fiquem Sabendo lança WikiLAI em comemoração aos 10 anos da Lei de Acesso à Informação no Brasil

Compartilhar

Eduardo Fabricio (2º semestre)

O lançamento da WikiLAI, portal que auxilia pessoas no uso da Lei de Acesso à Informação (LAI), aconteceu às 10h de hoje (18/11), dia em que se completaram dez anos da publicação da lei. O projeto é uma realização da Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no uso da LAI, e foi financiado pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil.

O evento foi mediado por Maria Vitória Ramos, cofundadora e diretora da Fiquem Sabendo, e teve a participação de Samira Bueno, diretora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Fernando Rodrigues, fundador e diretor do jornal digital Poder360 e Michael Morisy, fundador e diretor executivo do MuckRock, organização especializada na Lei de Acesso estadunidense.

Tais Seibt, gerente de projetos da Fiquem Sabendo, apresentou a versão beta do portal e contou os objetivos e motivações para a criação dele. “A proposta é fornecer um guia rápido, com casos concretos, constantemente atualizado e colaborativo”, comentou Tais. Em seguida, apresentou a WikiLAI, explicando seus recursos

O guia oferece uma introdução sobre a lei, listas de organizações de monitoração, lista das etapas de requisições, vocabulário da LAI, modelos e exemplos de recursos, entre outras ferramentas. A inspiração para a criação do projeto é o portal FOIA.Wiki, versão semelhante voltada para a Lei de Acesso estadunidense.

Fernando Rodrigues continuou o evento contando a história da LAI e de leis semelhantes pelo mundo. Também citou sua contribuição na formulação da LAI. “É uma lei que torna o país mais competitivo, moderno, aberto a negócios e desenvolvimento”, destacou.

Na sequência, Michael Morisy celebrou o crescimento da lei e do número de apoiadores no Brasil. Ele incentivou a participação e recrutamento de mais pessoas para o movimento e fiscalização da lei. Também alertou a resistência de governos às leis de informação. “Ideias poderosas demoram para ser aceitas”, declarou.

Depois das duas falas, foi iniciada a rodada de perguntas, elaboradas pela equipe da Fiquem Sabendo e direcionadas para os convidados. O uso da LAI nos três poderes, desigualdade da implementação da LAI nas três instâncias governamentais e processo de abertura dos documentos da CIA foram alguns dos temas discutidos.

Por fim, as perguntas da audiência foram feitas aos participantes. Maria Vitória encerrou o evento agradecendo à toda equipe e público que assistiu o lançamento.

Evento na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=DVJFNxZn9jo&t=7s

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *