CARREGANDO

O que você procura

Geral

Economia aquecida estimula gastos de brasileiros no exterior

Compartilhar

Os gastos dos brasileiros no exterior tiveram aumento relativo no começo deste ano. Paralelamente,  os estrangeiros aplicaram 2% a mais de dinheiro no país até o final de 2011, segundo dados do Banco Central. Porém, mesmo com esses índices em alta, o órgão afirma que os brasileiros tiveram menos gastos com viagens internacionais.

 Segundo o economista Luís Berti (foto), a alta nos gastos brasileiros no exterior é decorrente do aumento de renda da população, assim como da garantia do nível de emprego, o que causa uma sensação de tranquilidade, fazendo com que as pessoas consigam se programar e realizar uma viagem fora do país. Associados a isso, há fatores externos como a crise financeira na Europa, que faz com que os preços se tornem mais baixos, aumentando o consumo. “Além disso, as pessoas já tiveram capacidade para fazer o planejamento da viagem e vão com boa parte dela paga, o que facilita o consumo”, diz. Berti afirma, ainda, que há dados que comprovam que o brasileiro de fato tem ajudado na dinamização econômica no exterior – um bom exemplo é a região da Flórida.

  O motivo desse crescimento econômico vem sendo observado desde a época do governo Fernando Henrique Cardoso, com o Plano Real, que conseguiu estabilizar a economia ao manter a inflação baixa e romper controles e metas inflacionárias, o que se manteve no período Lula junto a políticas alternativas para criar uma forma de gerar uma maior renda para a economia, fomentando o consumo interno. Todos esses fatores, de acordo com o economista, foram responsáveis pelo país não ser tão afetado pela crise na Europa e nos Estados Unidos, já que “o Brasil tem uma demanda aquecida e um mercado interno sustentado por uma redução do volume do desemprego nos últimos dez anos, o que gerou uma renda que, por fim, foi revertida para o consumo.”

  No entanto, houve uma queda no número de viagens internacionais em comparação com o ano passado, o que, para Berti, pode ter ocorrido em função da questão do câmbio – em cenários de crise, há valorização das moedas mais seguras, que hoje são o dólar e o euro. Dessa forma, é observada uma evolução de preço da moeda, o que explica o encarecimento dos custos com relação à viagem. Luís Berti enfatiza, ainda, que, em 2012, o ambiente econômico será marcado por um clima de instabilidade. Há riscos significativos no cenário internacional, decorrentes, por exemplo, do aumento do preço do petróleo – que fechou na semana passada em US$122 – e da quebra de regimes presentes no continente africano e no Oriente Médio, o que gera um aumento da pressão de custos. O economista ainda aconselha as pessoas a tomar cuidado pois, com os custos em alta, corre-se o risco de maior inadimplência. “O endividamento cada vez maior pode trazer riscos à economia brasileira”, alerta.

Na opinião do economista, o setor turístico brasileiro vem, cada vez mais, dando impulso à economia brasileira, principalmente devido ao litoral do país e aos projetos ecológicos que atraem estrangeiros, com destaque para portugueses e espanhóis, na área hoteleira do Nordeste. Já no setor empresarial, o Brasil tem uma grande atratividade por ter maior grau de investimento e por fazer parte do grupo econômico dos BRICs, em que hoje está com a África do Sul como novo membro. Há uma boa demanda, o que pode gerar alta na atratividade às empresas, porém, existem também fatores negativos para a atração de investimento, como a burocracia, os custos de se abrir e se fechar empresas no país e a corrupção, fator que, na opinião do economista, assusta as pessoas, “pois o país não tem condições de se financiar nesses investimentos.”

Atração

 Outra forma de o governo nacional fomentar a vinda de investimentos estrangeiros é apostar na criação de demandas – afinal, o país está na iminência de eventos internacionais como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Berti afirma que haverá uma intensa circulação de pessoas no território nacional, porém, fatores como a infraestrutura continuam sendo um ponto delicado – principalmente por conta da pouca aplicação prática de planos como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Mesmo tentando buscar apoio externo, o Brasil não o adquire por não haver fatores que demonstrem benefícios para uma possível afiliação de companhias estrangeiras. Apesar desses entraves, o economista diz que o setor de infraestrutura é o ideal para se obter investimentos, principalmente devido aos dois eventos mundiais.

Diego de Almeida Pinheiro (1º semestre)

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet