CARREGANDO

O que você procura

Campus Geral

Ariel Palacios discute Lei de Mídia Argentina na ESPM-SP

Compartilhar

 O jornalista brasileiro e correspondente internacional do jornal O Estado de S. Paulo e do canal de notícias Globo News Ariel Palacios esteve na ESPM-SP, no dia 8 de outubro, para ministrar uma palestra sobre a Lei de Mídia na Argentina e o enfrentamento “Clarín versus Kirchner”. Com mediação de Cláudia Rossi, diretora da Link Consultoria de Comunicação, o evento foi realizado para os alunos e professores do curso de Jornalismo e teve duração de aproximadamente duas horas.

“É bom que o setor seja regulado por uma lei, mas não uma que seja ambígua e mal redigida”, argumentou Palacios a respeito da aplicação da Lei de Mídia no setor televisivo. O jornalista, que vive em Buenos Aires desde 1995, explicou o contexto histórico da lei e discutiu as questões que envolvem o embate entre o governo da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e o jornal Clarín.

Laís Guidi – Você abordou algumas questões como a lei antiterrorismo e a publicidade oficial, que ferem a liberdade de expressão. Entretanto, alguns veículos de comunicação tendem a confundi-la com desordem ou falta de bom senso. Por que isso ocorre? Como você acha que os veículos devem proceder para evitar cair neste erro?


Vídeo no Ipad: Giovanna Hueb

 

Jornalista concede entrevista coletiva ao Portal de Jornalismo

COLETIVA

Alunos do Portal sabatinam Ariel Palacios

 

Além da palestra focada em aspectos como a Lei de Mídia na Argentina e os embates entre imprensa e Estado naquele país, o jornalista Ariel Palacios também concedeu uma entrevista coletiva aos alunos do Portal de Jornalismo.

Na conversa com os estudantes, Palacios tratou de vários temas, como os desdobramentos da Lei de Mídia na sociedade argentina e na própria imprensa brasileira. Além disso, discutiu outros assuntos de interesse dos alunos, como a situação politica da América latina.

Giovanna Mazzeo – O que você acha que vai acontecer até o dia 7 de dezembro (data limite para que as empresas de mídia argentinas vendam os meios de comunicação considerados “excedentes” pela lei)? O que você acha que o Clarín vai fazer para tentar se defender mais uma vez?

[audio:http://portaldejornalismo-sp.espm.br/wp-content/uploads/2012/10/Ariel-Palacios-3-Gi-Mazzeo.mp3|titles=Ariel Palacios 3]

Giovanna Mazzeo – O governo diz que a Lei de Mídia foi criada com o intuito de ser antimonopolista; já os críticos dizem que é uma tentativa do governo de atacar a liberdade de expressão. Qual a sua opinião?

[audio:http://portaldejornalismo-sp.espm.br/wp-content/uploads/2012/10/Ariel-Palacios-5-Gi-Mazzeo2.mp3|titles=Ariel Palacios 5 ]

Gustavo Tomazeli – Você acredita que a população argentina está ciente deste embate entre governo e mídia e os dos respectivos desdobramentos?

[audio:http://portaldejornalismo-sp.espm.br/wp-content/uploads/2012/10/Ariel-Palacios-6A1.mp3|titles=Ariel Palacios 6A]

Anita Efraim –Como você acha que a questão da Lei de Mídia e essa parcialidade tanto
do governo quanto dos meios de comunicação afetam a vida da população
argentina?

[audio:http://portaldejornalismo-sp.espm.br/wp-content/uploads/2012/10/Ariel-Palacios-
1-Anita.mp3|titles=Ariel Palacios 1 ]

Giovanna Hueb – Ao ser questionado sobre a tentativa de reivindicação da soberania das Ilhas Malvinas por Cristina Kirchner, Palacios comenta que o episódio pode ter sido uma maneira de o governo esconder os escândalos de corrupção que vieram à tona na Argentina. Em 2012, a Guerra das Malvinas, que deixou um saldo de 649 argentinos e 255 britânicos mortos, completou 30 anos. O jornalista acredita que as medidas exigidas por Cristina foram mais simbólicas do que práticas. Confira no áudio a seguir a resposta completa de Ariel Palacios:

[audio:http://portaldejornalismo-sp.espm.br/wp-content/uploads/2012/10/Ariel-Palacios-8.mp3|titles=Ariel Palacios 8]

Gustavo Tomazeli – Qual seu pensamento sobre a “estatização” do futebol argentino com relação às transmissões na televisão, o pagamento da dívida dos clubes, a AFA (Associação de Futebol Argentina) e como o governo da presidente Christina Kirchner se beneficia com tudo isso?

[audio:http://portaldejornalismo-sp.espm.br/wp-content/uploads/2012/10/Ariel-Palacios-9.mp3|titles=Ariel Palacios 9]

 Giovanna Mazzeo – Essa crise afetou de alguma forma a imagem e/ou a credibilidade do Clarín?

[audio:http://portaldejornalismo-sp.espm.br/wp-content/uploads/2012/10/Ariel-Palacios-10-Gi-Mazzeo.mp3|titles=Ariel Palacios 10 ]

Giovanna Mazzeo – O que efetivamente desencadeou a crise? O fato de o Clarín não concordar com a forma com que o governo reagiu aos problemas agrícolas ou a tentativa de compra de 30% das ações do Clarín por parte do Estado?

[audio:http://portaldejornalismo-sp.espm.br/wp-content/uploads/2012/10/Ariel-Palacios-11-Gi-Mazzeo.mp3|titles=Ariel Palacios 11 ]

Gustavo Tomazeli – O que você acha sobre a polarização atual da política argentina?

[audio:http://portaldejornalismo-sp.espm.br/wp-content/uploads/2012/10/Ariel-Palacios-12-Gus.mp3|titles=Ariel Palacios 12]

Ouça mais :  [audio:http://portaldejornalismo-sp.espm.br/wp-content/uploads/2012/10/Ariel-Palacios-6C.mp3|titles=Ariel Palacios 6C]
[audio:http://portaldejornalismo-sp.espm.br/wp-content/uploads/2012/10/Ariel-Palacios-4-Ligia2.mp3|titles=Ariel Palacios ]
[audio:http://portaldejornalismo-sp.espm.br/wp-content/uploads/2012/10/Ariel-Palacios-7-Anita.mp3|titles=Ariel Palacios 7 ]

PERFIL

Ariel Palacios nasceu no dia 23 de maio de 1966, em Buenos Aires, Argentina. Em 1969, mudou-se para o Brasil com sua família. Queria ser diplomata, mas o fato de não ser brasileiro impossibilitou esse projeto. Queria uma profissão que lhe permitisse viajar e conhecer o mundo; por isso, optou pelo curso de Jornalismo.

A graduação foi cursada na Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR), seguida de um mestrado em Comunicação na Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP). Em 1993, Palacios viajou para a Espanha, onde fez o Master de Jornalismo do jornal El País. Voltou para o Brasil ainda sem saber se seguiria ou não a carreira para a qual havia se preparado.

O ponto de mudança ocorreu em uma viagem para Buenos Aires, quando foi convencido por um amigo espanhol, correspondente do El País, a se tornar correspondente freelancer para veículos brasileiros.

Definitivamente na capital argentina, agora como correspondente, Palacios começou a trabalhar para o jornal O Estado de S. Paulo. No ano seguinte, foi contratado pela rádio CBN e pela Globo News. Também colaborou para a rádio Eldorado por três anos.

Atualmente, trabalha para O Estado de S. Paulo e para a Globo News cobrindo Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. Mantém, ainda, um blog intitulado Os Hermanos, no portal Estadão.com.br. Em 2009, recebeu o Prêmio Estado de Jornalismo na categoria Melhor Blog.

 

CORRESPONDENTE

Ariel Palacios e a mediadora do debate Cláudia Rossi. Foto: Natália Rossi


Vídeo: Talitha Adde

 


Clique na foto e arraste

Equipe do Portal que trabalhou nesta matéria: Giovanna Hueb (1º semestre), Laís Guidi, Giovanna Mazzeo, Anita Efraim, Diego Pinheiro, Pedro Ian Teixeira, Talitha Adde (2º semestre) e Gustavo Tomazeli (4º semestre). Fotografia: Natália Rossi. Vídeos: Giovanna Hueb e Talitha Adde. Edição de texto: Laís Guidi, Giovanna Hueb e Gustavo Tomazeli. Edição de áudio: Gustavo Tomazeli e Giovanna Hueb.

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet