Instituto Biológico desmistifica mundo dos insetos

Instituto Biológico permite interação com abelhas sem ferrão. Foto: Thayane Matos

Baratas, mosquitos, besouros e muitos outros insetos. Eles formam o grupo mais diversificado e dominante de organismos do mundo, com aproximadamente um milhão de espécies. Para conhecer mais sobre tal diversidade, o Instituto Biológico implantou em seu museu o “Planeta Inseto”. Desde 2010, a exposição ensina aos visitantes características dos insetos.

Além do público espontâneo, o espaço recebe cerca de 40 alunos por dia entre terça e sexta-feira, dias específicos para visitação das escolas. Para o monitor do local, João Gomes de Miranda, o museu propõe boa interação dos visitantes com os insetos, na maioria, vivos. “Em cerca de 70% da visitação, o público toca os insetos”, explica Gomes.

Abelhas e baratas

O diferencial da exposição, de acordo com Gomes, é que ela funciona com a autorização do Ibama, como um zoológico de insetos. É permitido expor os animais e os deixar interagir com o público. A interação mais curiosa entre o público e as “obras” é a corrida de baratas. Segundo Gomes, é a atividade que mais agrada as crianças. Outro projeto interessante é a exposição sobre abelhas, onde é possível entrar em contato com diferentes espécies delas e entender suas peculiaridades. Em breve, haverá uma colmeia e um formigueiro gigantes, onde será possível observar a vida dos insetos.

Público

Para o monitor, o local é importante para quebrar alguns conceitos sobre as espécies expostas. “Muita gente não sabe nem o que é um inseto, principalmente as crianças”, completa.

O museu agrada quem o visita, como o tecnólogo em polímeros Alan Demarchi Jaccoud, de 22 anos. “Um lugar como esse é de extrema importância não só para pesquisa, mas também para conhecimento individual. Além de ser lazer, é instrutivo. A cidade realmente precisa disso”, afirma.

O público do museu é bem diversificado. A dona de casa Davida Demarchi Jaccoud, 57 anos, comenta ser de extrema importância ter um local como esse em São Paulo, principalmente para as crianças. “A maioria das delas vive em apartamentos e os pais não as deixam brincar fora, em quintal ou na terra. É por isso que o museu é importante para a vida”, completa Davida.

Serviço – Instituto Biológico

Av. Dante Pazzanese, 64 – São Paulo – SP

Informações e Agendamento: (11) 2613-9500/ 2613-9400

Email: planetainseto@biologico.sp.gov.br