35ª Bienal de São Paulo: Coreografias do Impossível

Share

Felipe Vaso – 1º semestre

Com inovações na curadoria e na organização, a 35ª Bienal de São Paulo, sob o tema Coreografias do Impossível, foi iniciada dia 6 de setembro e vai até o dia 10 de dezembro de 2023. A exposição ocorre no Pavilhão da Bienal localizado no Parque do Ibirapuera.

Excepcionalmente esse ano, quatro pessoas integraram a curadoria: Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Vilel. De acordo com o texto dos curadores no guia da 35ª Bienal: “Nós nos reunimos para criar um grupo horizontal, sem a hierarquia de um curador-chefe.”

Outra novidade é a alteração do percurso da exibição por meio do fechamento do vão central, parte emblemática do edifício projetado por Oscar Niemeyer.

Os trabalhos da curadoria selecionaram 121 artistas. Em geral, as obras tratam de povos originários pelo mundo, uso da terra, refugiados e questões raciais.

A Bienal ficará aberta até 10 de dezembro de 2023. Os horários de visitação são as terças, quartas, sextas-feiras e domingos das 10h às 19h e nas quintas e sábados das 10h até 21h.