Pelo Mundo ESPM – Neo Química Arena

Share

Eduardo Santos Mendes de Sant´Anna – 2º semestre

A Neo Química Arena, anteriormente chamada de Arena Corinthians, é o estádio do Sport Clube Corinthians Paulista, construído em 2014 para a Copa do Mundo disputada no Brasil, localizado em Itaquera, zona leste de São Paulo. O estádio, possuí uma capacidade para cerca de 49 mil pessoas, e é considerado o 13º maior estádio do país. Os custos para a construção da Arena, giram em torno de 1,2 bilhão de reais, sendo construído pela construtora Odebrecht

Segundo o Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (Sisbrace), que avalia em conforto, segurança, acessibilidade e condições sanitárias e de higiene, sendo um dos mais bem avaliados, tendo a Arena Corinthians recebido avaliação máxima em todos os critérios. Lembrando, que o sistema foi criado pelo Ministério dos Esportes.

O Tour REVIVA, de onde as imagens foram tiradas, é um dos tours oferecidos pela Casa do Povo, e é um tour especial, pois faz com que o torcedor corinthiano tenha a experiência de jogador, como ir para vestiário, dar uma volta no gramado, ir para a Zona Mista, acessar o estacionamento dos jogadores e outros locais exclusivos para os jogadores, fazendo com que ele tenha um pouco dessa experiência.

Como podemos ver nas imagens, o caminho para os vestiários está repleto de desenhos e ilustrações que mostram o que é ser Corinthians. Por ser um estádio padrão FIFA, tudo que tem no vestiário do Timão, também tem no vestiário rival, assim os dois são construídos da mesma forma. Os desenhos no vestiário rival, são feitos para intimidar o adversário antes das partidas, já no do Corinthians, são feitos em forma de apoio e incentivo antes dos jogos.

Cada local do vestiário é específico para cada jogador, sendo identificado por um número no canto superior esquerdo. No vestiário, também estavam a taça do Mundial e da libertadores, para que os torcedores pudessem tirar fotos. Lá, também havia vídeos de preleções antigas, para que os torcedores entendessem como é o clima antes das partidas.

Após a visita aos vestiários, os torcedores podem dar uma volta no campo, sem pisar no gramado. O gramado é natural, sendo uma semente do importada do Oregon, onde as temperaturas são muito frias. A grama se troca a cada 3 anos. Gramado de inverno, irrigado por água gelada o dia todo, por 42 km de dutos de irrigação.

Por ser aberto, muitos podem imaginar que o som não seja jogado para dentro do campo, mas esse não é o caso, a arquitetura da arena foi feita para fazer barulho. A curvatura do teto joga o som pra baixo, além do revestimento de lona náutica, material usado em navios para fazer barulho quando chegam no Porto, assim, o barulho é muito mais alto do que a maioria dos estádios fechados.

Estádios obtém lucro através de atividades esportivas, arenas são multifuncionais, podendo obter lucro com palestras, shows, festas, alugando para lojas e etc.

O custo do Tour REVIVA é de 80 reais, e após seu fim, os torcedores podem ir para o Camarote Fiel Zone e para o Bar do Zeca.