Vem aí o 7° Seminário Internacional de Jornalismo

As inscrições para o seminário estão abertas. Imagem: divulgação

Lys Razel (1º semestre)

No próximo dia 4 de outubro, o curso de Jornalismo da ESPM-SP promoverá o 7º Seminário Internacional de Jornalismo, com a já tradicional participação da Columbia Journalism School, uma das mais prestigiadas do mundo.

Com o tema “Cobertura política, desinformação e inteligência artificial: desafios contemporâneos do jornalismo”, o evento ocorrerá das 9h às 12h40 na unidade Álvaro Alvim, 123. As inscrições, necessárias para obter-se certificado e local no auditório, estão abertas por este link.

A abertura do seminário, às 9h, terá boas-vindas de Dalton Pastore, presidente da ESPM, e falas de José Roberto Whitaker Penteado, ex-presidente da ESPM e atual editor da versão brasileira da Columbia Journalism Review, e de Elena Cabral, professora da Columbia University. A apresentação será realizada pela professora de Jornalismo da ESPM-SP, Cláudia Bredarioli.

A primeira palestra discutirá o tema “cobertura política e desinformação” e contará com a presença de Elena Cabral, Kyle Pope (editor da Columbia University Review) e Patrícia Campos Mello (jornalista da Folha de S. Paulo). A mediação será feita por Ricardo Gandour (prof. de Jornalismo da ESPM-SP).

A segunda mesa tratará do tema “inteligência artificial no jornalismo”. Os debatedores serão Aline Sordili (assessora executiva de jornalismo da Record), Elizabeth Saad (professora e pesquisadora da USP), Antonio Rocha Filho e Jorge Tarquini (professores de Jornalismo da ESPM-SP).

Segundo o professor da ESPM-SP, Antonio Rocha Filho, “é importante trazer temas relevantes e impactantes para a ESPM, como a inteligência artificial, e poder contar com profissionais conhecedores do assunto, para que debatam sobre o presente e o futuro do jornalismo”.

O encerramento do seminário será realizado pela coordenadora do curso de Jornalismo da ESPM-SP, Maria Elisabete Antonioli. O Seminário Internacional de Jornalismo tem como objetivo criar um espaço de livre expressão, senso crítico e ideias sobre os avanços do jornalismo no Brasil e no mundo.