Pelo Mundo ESPM – Museu Ipiranga

Frederico Murad Mariani – 2º semestre

Museu Paulista da Universidade de São Paulo, também conhecido como Museu do Ipiranga ou Museu Paulista, é o museu público mais antigo da cidade de São Paulo, cuja sede é um monumento-edifício que faz parte do conjunto arquitetônico do Parque da Independência. É o mais importante museu da Universidade de São Paulo e um dos mais visitados da capital paulista.

O museu foi inaugurado oficialmente em 7 de setembro de 1895 com o nome Museu de História Natural. Este importante símbolo da Independência do Brasil está vinculado à Universidade de São Paulo desde 1963, como uma instituição científica, cultural e educacional que exerce pesquisa, ensino e extensão com atuação no campo da História.

Ao longo do tempo, o Museu do Ipiranga vem ampliando substancialmente seus acervos referentes ao período de 1850 a 1950 em São Paulo. Atualmente, possui um acervo de mais de 450 mil peças, entre objetos, iconografia e documentação textual, do século 17 até meados do século 20, significativo para a compreensão da sociedade brasileira, especialmente no que se refere à história paulista. Além disso, conta com uma equipe especializada de curadoria.

É responsável por um grande acervo de objetos, mobiliário e obras de arte com relevância histórica, especialmente aquelas que possuem alguma relação com a independência do Brasil e o período histórico correspondente. Uma das obras mais conhecidas de seu acervo é o quadro “Independência ou Morte”, pintado pelo artista Pedro Américo, em 1888, recebendo em média 350 000 visitas anuais.

Segundo Solange Ferraz de Lima, professora do Museu Paulista e presidente da Comissão de Cultura e Extensão do Museu do Ipiranga, era um projeto do império, que fica pronto na República. “E é transferido para ele o Museu do Estado, que está sendo fundado na mesma época. Era um museu constituído nos moldes dos museus de história natural do século 19”, conta. “É um museu enciclopédico”, define a professora.