Curso na Vila Mariana ensina pilotagem e filmagem com drone

Drone pilotado por aluno em Jaguariúna, interior de São Paulo (foto: Sthephanie Antonof)

A escola Surto (Sistema Real de Conquista de Resultado) oferece curso de filmagem e pilotagem de drones, equipamentos aéreos não tripulados. Para se pilotar o aparelho, é preciso um treinamento com 20 horas de aulas teóricas e 10 de voo, além de noções de filmagem e de fotografia.

Sthephanie Antonof, editora de comunicação do Surto, explica que o curso já teve quatro turmas com 15 alunos cada. “As salas estão sempre lotadas e a maioria dos alunos são homens querendo mudar de profissão, com idades entre 38 a 45 anos”, comenta. A maioria dos alunos são de outras cidades e de outros estados do país.

O curso de pilotagem é composto por aulas aos sábados domingos. “Na aula teórica, os alunos usam um software parecido com os de avião para aprender a lidar com as diversas funções do drone. Além disso, damos destaque à legislação aérea, para os alunos saberem o que é permitido e o que não é com o drone”, afirma Antonof. Na aula prática, os alunos vão para a cidade de Jaguariúna treinar pilotagem. “O aluno pode levar seu próprio drone ou usar o da escola”, complementa.

VANT

O Drone ou VANT (Veículo Aéreo Não-Tripulado) é um aparelho equipado para resistir a trabalhos pesados, a ambientes hostis e a serviços arriscados para seres humanos. Os drones podem acompanhar inspeções em indústrias e obras, filmagens ajudar em buscas e resgastes.

Os robôs se assemelham a brinquedos de controle remoto mas a dificuldade em pilotar é comparável a um avião comercial. Os VANTs são dotados de sistema de navegação, GPS e caixas pretas, voando a até 1.000 metros de altitude.

Os drones geraram outros mercados de trabalho como pilotos-inspetores de indústrias, obras em prédios e áreas de difícil acesso. No jornalismo, o VANT está revolucionando o modo de cobrir fatos e eventos, pela acessibilidade aérea que permite novas fotos e vídeos.

por Mariana Yole (2 semestre)