Pelo Mundo ESPM – Buenos Aires

Share

Luana de Andrade Merenda – (2º semestre)

Buenos Aires, a capital argentina, é a segunda maior metrópole da América do Sul. Famosa por seus shows de tango, arquiteturas em estilo europeu e uma cultura multifacetária, a cidade do Papa recebe cerca de 10 milhões de turistas por ano.

Sendo a cidade o centro econômico e político da Argentina, a Plaza de Mayo é parada obrigatória para aqueles interessados em conhecer um pouco mais da história do país.  A praça que já foi palco de diversos protestos tem em seu centro a Pirâmide de Mayo, o mais antigo monumento nacional. A escultura foi construída para celebrar o primeiro aniversário da Revolução de Maio, evento responsável por dar início ao processo de independência da Argentina.

A praça ainda abriga o Palácio do Governo e da Cidade, a Catedral Metropolitana – principal igreja católica da Argentina – e a sede do Governo Nacional, a chamada Casa Rosada. Com entrada gratuita, é possível agendar uma visita guiada ao edifício da presidência, onde se pode conhecer os principais setores do local, como o Salão Branco, o Pátio das Palmeiras, o Salão Eva Perón, a Varanda para a Plaza de Mayo e outros importantes espaços.

A cerca de 20 minutos de caminhada da Plaza de Mayo, está localizado outro clássico cartão postal de Buenos Aires: o Obelisco. Próximo ao monumento também se encontra o Teatro Colón, um dos principais teatros líricos do mundo. Além do teatro, Buenos Aires conta com outros diversos edifícios de lazer cultural, como o Museo de Arte Moderno de Buenos Aires, o Museo Nacional de Belas Artes e a livraria El Ateneo, que ocupa o prédio de um antigo teatro e já foi eleita a livraria mais bonita do mundo pelo jornal britânico The Guardian.

Outros pontos turísticos que encantam visitantes e moradores são a flor metálica, que pode ser observada com as pétalas abertas durante o dia e mais fechadas ao entardecer; o cemitério La Recoleta, onde estão sepultadas celebridades como Eva Perón e Facundo Quiroga; e o Caminito, uma espécie de “rua-museu” com casas coloridas e diversas referências à cultura argentina. No mesmo bairro, está situado o La Bombonera, estádio do Club Atlético Boca Júniors. Atravessando a cidade, encontra-se o estádio Monumental de Núñez, campo do time rival, o River Plate.

Mais um grande atrativo da capital argentina é sua gastronomia. Nela, destacam-se salgados, como as empanadas e medialunas, sobremesas como o alfajor e o doce de leite e bebidas como o vinho e o café. Na cidade, é possível encontrar uma grande variedade de lugares para aproveitar as delícias gastronômicas, com destaque para o Café Tortoni, onde funcionou uma famosa associação literária liderada por Benito Quinquela Martin (popular pintor argentino), e o El Gato Negro, um clássico da avenida Corrientes. Já os doces e os vinhos, podem ser encontrados com facilidade nos supermercados de qualquer região da cidade.

Para aproveitar a vida noturna da capital, bares e casas de shows de tango são fantásticas opções. O Tango Portenho e o Señor Tango são lugares com tradicionais apresentações da típica dança argentina. Para quem desejar aprender ou praticar o ritmo, o La Catedral, uma das milongas mais conhecidas de Buenos Aires, é local ideal.

Com inúmeras opções de passeios, atendendo a todos os gostos e bolsos, Buenos Aires é o destino perfeito para quem busca conhecer uma nova cultura e desfrutar de memoráveis momentos de lazer.