Pelo Mundo ESPM – Parque Ibirapuera

Share

Manuela Margini – (2º semestre)

O parque Ibirapuera, popularmente conhecido como Ibira, é um parque metropolitano e ícone na cidade de São Paulo, localizado na zona sul. O nome Ibirapuera significa “árvore apodrecida” em tupi-guarani e vem de uma aldeia indígena que ocupava a região do Parque quando a área era alagadiça com solo de várzea.

Foi inaugurado em 1954, com os seus jardins desenhados pelo paisagista Otávio Augusto Teixeira Mendes e as construções históricas, como os museus e a marquise pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Durante todo o ano o parque recebe aproximadamente 14 milhões de isitantes, sendo considerado então, o parque mais visitado da América do Sul.

 

Ele abriga diversas atividades culturais e ao ar livre, que permitem que os visitantes estejam ainda mais em contato com a beleza da flora presente nele. A caminhada monitorada, a prática de esportes e o aluguel de bicicletas são uma das atividades que podem ser feitas.

Os passeios culturais podem ser feitos ao visitar os museus presentes no parque, estes são: O museu afro brasil, o museu de arte contemporânea, o museu de arte moderna, a oca e o planetário. A oca tem esse nome devido ao seu formato. Ela abriga diversas exposições culturais e é administrado pelo Museu da Cidade.

A marquise é uma das principais atrações do parque, pois é um ótimo lugar para a prática de esportes como o skate, patins e também para treinos aeróbicos. Ela também abriga, diversos dos grafites presentes no parque

Se você quiser relaxar e aproveitar os sons da natureza, o parque também oferece amplos espaços, como a Praça da Paz, que é um ótimo lugar para fazer piqueniques em família ou realizar a sua leitura diária com tranquilidade. Além disso, temos o lago, o qual há diversos animais, principalmente patos e cisnes.

E também, há diversos monumentos no Ibirapuera como: Obelisco do Ibirapuera – símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932, com 72 metros de altura em mármore travertino, Monumento às Bandeiras – popularmente conhecido como empurra-empurra, representa os bandeirantes, expondo suas diversas etnias e o esforço para desbravar o país, obra de Victor Brecheret, Monumento a Pedro Álvares Cabral: Escultura de 5 metros em bronze inaugurada em alusão aos 500 anos do Descobrimento.

Sendo assim, o parque Ibirapuera é um refúgio dos moradores, visto que abriga a maior parte da flora da cidade, considerado o pulmão de uma das metrópoles brasileiras.