Pelo Mundo ESPM – Atacama

Share

Pedro Sales Dias – (2º semestre)

O Atacama é um deserto localizado na região norte do Chile, na América do Sul, sendo popularmente conhecido como o deserto mais seco da Terra e também o local cuja paisagem mais se assemelha à superfície de Marte. Com cerca de 1000km de extensão, é considerado o deserto mais alto do mundo.

As temperaturas no deserto variam entre 0 °C à noite a 40 °C durante o dia. Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto; uma delas, muito conhecida, é São Pedro de Atacama, que tem pouco mais de 3 000 habitantes e está a 2 400 metros de altitude. Por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro, desde mochileiros até turistas renomados, também conta com bares e restaurantes lotados e pessoas conversando e planejando o dia seguinte.

Além de abrigar algumas formas de vida, o Atacama também possui algumas funções econômicas. A primeira delas é a grande disponibilidade de cobre na região, o que torna o Chile um dos principais exportadores desse recurso natural. A outra é o turismo, tanto o arqueológico (com restos dos povos Chinchorros) quanto o de aventura. Alguns dos principais pontos turísticos são:

Salar de Talar é uma salina de 46 quilômetros quadrados localizada na alta puna, no norte dos Andes chilenos, a uma altitude de 3.950 m. É parte de uma série de lagos e salinas localizados na base de uma cadeia de vulcões que se estende ao longo do lado oriental do Salar de Atacama.

O Salar de Atacama é um deserto de sal no Chile. Local de paisagens deslumbrantes, está localizado 55 km ao sul da cidade de San Pedro de Atacama, no deserto de Atacama, região de Antofagasta. É cercado por montanhas e não tem saídas para drenagem de água.

O Lago Tuyajto é um lago salgado localizado na região de Antofagasta, norte do Chile. É localizado a uma altitude de cerca de 4.010 metros (13.160 pés), isso levou os humanos a irem para o lago e criarem sítios arqueológicos lá. Atualmente, o lago é alimentado por água subterrânea e não tem saída de superfície, mas a água pode vazar para o subsolo. Faz parte da Reserva Natural Los Flamencos.