Corinthians domina e vence Palmeiras na final do Brasileirão Feminino

Share

I am text block. Click edit button to change this text.

Por: Arthur Gonçalves, João Victhor Grun, Leonardo Domanico e Tatiana Hamer

Em jogo marcado por golaços, o alvinegro não tomou conhecimento do rival e venceu novamente na decisão, agora por 3×1 em casa, se sagrando tricampeão

O terceiro gol da equipe alvinegra foi de bicicleta – Foto: Marcos Ribolli

          O Corinthians foi campeão do Brasileirão feminino conquistando o seu terceiro título. O primeiro do alvinegro foi conquistado em 2016, o segundo em 2020 e o terceiro em 2021, vencendo o campeonato por dois anos seguidos. Já o time do Palmeiras prolongou o sonho da sua primeira conquista para a próxima temporada.

Assim como no jogo de ida, as alvinegras dominaram as palestrinas por grande parte do jogo. Apesar do forte ritmo no início do primeiro tempo, o time do Palmeiras desestabilizou após o primeiro gol sofrido aos 22 minutos do primeiro tempo, ainda por cima sendo contra, vindo de Agustina.

Do gol adiante, só deu Corinthians. Aos 32 minutos do primeiro tempo, Adriana ampliou o placar com um golaço em um belo chute no ângulo direito da goleira palmeirense. Cinco minutos depois, em uma bola jogada na área, Vic Albuquerque dominou no peito e se movimentou de forma perfeita para chutar de bicicleta e fazer um golaço.

Vic Albuquerque, jogadora do Timão, comemorando seu belo gol na final – Foto: Marcos Ribolli

No segundo tempo, com o placar agregado mostrando 4×0, o timão apenas administrou o resultado. Mesmo assim o verdão não desistiu de lutar. Chegou muitas vezes de forma perigosa na defesa corintiana, até que aos 29 minutos, Camilinha arriscou de fora da área e marcou um golaço para diminuir o estrago. Mas nada que o Palestra tentasse iria tirar esse título das rivais.

Apesar do deslize palmeirense, a qualidade técnica do jogo foi muito boa. Com muitas jogadas perigosas, muitas defesas lindas de ambas as goleiras, dribles desconcertantes, além de claro, ficar marcado por golaços. Em ambos os jogos, o equilíbrio técnico foi muito aparente, tanto no primeiro jogo contando com a força defensiva de ambas as equipes, como também no segundo jogo, na força ofensiva das equipes.

A final do brasileiro provou que o futebol feminino, mais do que nunca, precisa ser respeitado e valorizado – Marcos Ribolli

O futebol feminino, que cada vez mais vem ganhando mais visibilidade no Brasil e no mundo, vem apostando com o marketing dos clubes para ajudar nesse quesito. No caso do Corinthians, as jogadoras foram as responsáveis por estrear o terceiro e novo uniforme do time, homenageando as mulheres corintianas, aquelas que nunca pararam de apoiar. A camisa é roxa, pois faz referência aos movimentos feministas ao longo da história e também conta com a hashtag “respeita as minas”, campanha do clube corintiano para a inclusão das mulheres no futebol. Também foi possível ver os jogadores da equipe masculina do Corinthians prestigiando e acompanhando as atletas femininas, postando nas redes sociais total apoio às meninas.


Apesar da derrota, time do Palmeiras fez um grande campeonato, e a torcida pode esperar bons frutos no futuro – Foto: Marcos Ribolli

O campeonato brasileiro feminino é disputado desde 2013 e o Corinthians se torna, depois do resultado, o maior vencedor da competição com três títulos. O nível da competição vem aumentando muito nestes últimos anos, novos campeões vem surgindo, qualidades técnicas dos jogos aumentando muito, e tudo isso graças ao investimento que vem sendo feito no esporte para a modalidade.