Memórias da fotojornalismo – David Bailey

Luana de Andrade – (2º semestre)

David Bailey é um fotógrafo britânico que marcou a chamada “Swinging London”, movimento de efervescência cultural que aconteceu na segunda metade da década de 60 na capital britânica. Nascido em Londres em 1938, Bailey é considerado um dos pioneiros da fotografia contemporânea e ícone da fotografia de moda.

Por sofrer de dislexia e apresentar problemas com interação social, Bailey deixou a escola com apenas 15 anos e começou a trabalhar como mensageiro no jornal Yorkshire Post. Em 1956, David foi convocado para o serviço militar, onde serviu a Força Aérea Real em Cingapura até 1958.

Após deixar o Serviço Nacional, Bailey tentou ingressar na London College of Printing, porém, devido ao seu baixo rendimento escolar, não pôde cursar a graduação desejada. Decidido a trabalhar com fotografia, foi assistente de conhecidos fotógrafos britânicos até ser contratado, com apenas 22 anos, pela revista Vogue para produzir fotos de editoriais de moda.

Nesse período, passou a conviver com atores, músicos e com a realeza britânica. Ao lado de Terence Donovan e Brian Duffy, Bailey passou a ser visto como uma celebridade diante da imprensa. Em 1965, Bailey publicou um marcante trabalho: o “David Bailey’s Box of Pin-Ups”. No projeto, o fotógrafo registrou celebridades como Terence Stamp, The Beatles, Mick Jagger, Jean Shrimpton, PJ Proby, Cecil Beaton, Andy Warhol e os Kray twins.

Outro notável trabalho do fotógrafo foi a revista mensal Ritz Newspaper, lançada em dezembro de 1976 por Bailey e seu colega David Litchfield. Envolvido na revista por oito anos, o projeto fez de Bailey o introdutor da fotografia de paparazzi no Reino Unido. Na mesma década, David dirigiu documentários, fotografou inúmeros artistas, editou mais de três livros e atuou ativamente nas edições americana, italiana e britânica da Revista Vogue.

Sendo, portanto, um dos principais fotógrafos do século XX, Bailey eternizou importantes momentos da história de Londres e da cultura ocidental, influenciando de forma significativa a estética da imagem de moda do mundo contemporâneo.