Pelo Mundo ESPM – Londres

Share

Enzo Almeida – 3º semestre

Londres é uma das maiores e mais modernas metrópoles do mundo atualmente, possuindo uma importância tão grande nas áreas econômica e cultural, que não é exagero afirmar que a cidade é um dos pilares da sociedade humana moderna, sendo um dos primeiros centros industriais do mundo, assim como capital do antigo Império Britânico. Tendo tal importância, seria natural que Londres seria um popular ponto de turismo, o que é exatamente o que acontece, com aproximadamente 20 milhões de pessoas por ano visitando os diversos pontos turísticos que ela oferece.

Oficialmente fundada pelos romanos há mais de 2000 anos, Londres foi a capital de diversos pequenos reinos e províncias na Inglaterra, até passar a servir como centro administrativo da Inglaterra, e depois do reino unido. A cidade moderna que hoje possui mais de nove milhões de pessoas combina arquitetura clássica datando-se até o século 16 com alguns dos mais imponentes e modernos edifícios da Europa, gerando um belo contraste arquitetônico. Curiosamente, apenas uma pequena área de três quilômetros quadrados no coração da cidade é reconhecida como a Londres original, com o resto da cidade sendo conhecida como Westminster. Ainda assim, a toda cidade ainda é pragmaticamente conhecida como sendo Londres.

Representando bem o seu rico e antigo passado, Londres possui uma herança cultural, a qual poucas cidades hoje em dia podem se comparar, sendo a metrópole lar de diversos ícones culturais famosos, tal como os icônicos ônibus vermelhos de dois andares, ou as antigas cabines telefônicas, conhecidas pelo seu clássico formato e cor vermelha.

Londres não apenas é rica no quesito de ícones culturais, mas também na produção de cultura, sendo lar de inúmeros teatros, locais históricos e monumentos, tal como a Trafalgar Square, o Memorial aos caídos na Segunda Guerra, a Abadia de Westminster, o Parlamento Inglês, famoso pela conhecida torre do Big Ben, e é claro, o famoso palácio de Westminster, lar da família real inglesa. Estes monumentos e locais históricos, construídos em sua maioria durante diversos períodos de ápice do poder inglês, produzem uma enorme variedade de incríveis imagens e panoramas para os viajantes mais fotogênicos.

Para aqueles que buscam uma visita com interesses mais comerciais, Londres oferece uma variedade enorme de lojas dos mais variados tipos, estas estando concentradas em uma serie de avenidas ou bairros comerciais, sendo a mais famosa destas a conhecida Piccadilly Circus, a tradicional via de compras de Londres, possuindo várias clássicas lojas de departamentos e estabelecimentos comerciais.

Contudo, Londres também é conhecida por suas diversas e extensas áreas verdes e parques, que oferecem ao visitante mais apegado a natureza uma grande variedade de opções de caminhada, ciclismo e relaxamento ao ar livre. De fato, alguns parques são tão extensos que em alguns pontos os sons da cidade são completamente abafados, permitindo uma opção também de relaxamento para o turista que quer se afastar um pouco do estresse da cidade.

Por fim, não se pode deixar de mencionar o rio Tâmisa, que divide a cidade em duas, e que é lar de diversos pontos turísticos e atrações famosas, tal como o já mencionado Big Ben, a Ponte de Londres, e o conhecido e icônico London Eye, uma roda gigante de 135 metros de altura que permite ao seu visitante um panorama incrível da cidade abaixo.