Movimentos Artísticos – Arte Africana

Share

Tatiana Hamer – (2º semestre)

A arte africana tem como principal função representar os costumes das tribos africanas, sendo manifestações artísticas produzidas pelos povos da África subsaariana, expressando muita sensibilidade com os seus objetos artísticos funcionais.

 As obras da arte africana são caracterizadas pela preocupação com a raça, etnia e os valores morais e religiosos do povo. A escultura é uma forma de arte amplamente utilizada pelos artistas africanos, utilizando materiais como ouro, bronze e marfim para a realização das obras.

A arte africana começou a aparecer no período pré-histórico, as esculturas africanas mais antigas já encontradas são de aproximadamente 1500 A.C e foram feitas pela cultura Nok, onde hoje em dia se localiza a Nigéria. Porém, infelizmente, devido às condições climáticas e também à intolerância religiosa vinda principalmente dos muçulmanos e cristãos, algumas obras e esculturas de seus acervos culturais foram destruídas e até mesmo perdidas.

Algo muito simbólico e presente na arte Africana são as máscaras, as máscaras africanas são muito comuns na maioria dos povos da áfrica. Dentre diversas culturas existentes no país, as máscaras além de representarem um forte elo do ser humano com o mundo espiritual, também fazem parte do mundo da arte e da expressividade. Costumavam e costumam ser produzidos como ferramentas de rituais, então, além dos animais, eles se tornaram disfarces, deuses, forças naturais, ancestrais e criaturas de outro mundo.

Essas máscaras costumam a ser usadas em cerimônias, como casamentos, funerais, celebrações e outros eventos. As máscaras são consideradas artefatos misteriosos pelo povo africano e apenas algumas pessoas têm o direito de usá-las. Normalmente, o material usado para a confecção do objeto é a madeira, mas couro, metal, cerâmica e outros materiais também podem ser usados.

Outro fator importante para citar é que essas obras são a criação de uma pessoa especial na comunidade. Ou seja, o artista é responsável por fazer máscaras que representam toda a comunidade, não apenas as vontades, costumes e inspirações individuais do Ocidente.

Quando se fala de arte africana, normalmente pensam nessas obras e esculturas produzidas pelas tribos, porém é importante lembrar que o continente africano ainda continua produzindo artes. A arte Africana contemporânea utiliza questionamentos e reflexões atuais, criticando de uma forma criativa as questões relacionadas ao seu lugar de origem e sua relação com o mundo globalizado. Por isso, esses artistas acabam utilizando diversas linguagens, como a fotografia, a pintura e o audiovisual.