Memórias do Fotojornalismo – Robert Mapplethorpe

Share

Manuela Margini – (2º semestre)

Robert Mapplethorpe foi um fotógrafo classicista que sabia como apresentar temas provocativos em imagens visuais cativantes. Ele nasceu em 1946 em Flower Park, no Queens. Filho de Joan Dorothy e Harry Irving Mapplethorpe, o fotógrafo foi o primeiro e único artista entre os seis filhos do casal de ascendência britânica, irlandesa e alemã. Apesar do inesperado futuro do fotógrafo, os patriarcas criaram seus filhos com base nas doutrinas da educação católica

Em 1963, Robert frequentou o Pratt College, perto do Brooklyn, onde estudou desenho, pintura e escultura. Influenciado por artistas como Joseph Cornell e Marcel Duchamp, ele também experimentou vários materiais em colagens de mídia mista, incluindo imagens recortadas de livros e revistas. Em 1969, mudou-se para o Chelsea Hotel com Patty Smith, que conhecera há três anos. Mapplethorpe adquiriu uma câmera Polaroid do artista e cineasta Sandy Daley em 1970 e começou a fazer suas próprias fotos para incorporar à colagem, ele disse que se sentia mais honesto fazendo isso.

Já em 1973, a Light Gallery de Nova York montou a primeira exposição individual do fotógrafo em uma galeria, com as suas fotos polaroids. Dois anos depois ele começou a filmar seu círculo de amigos e conhecidos – artistas, músicos, socialites, estrelas de cinema e membros do underground S&M. Ele também trabalhou em projetos comerciais, criando capas de álbuns, incluindo capas para Patti Smith & Television e uma série de retratos e fotos de festas para a Interview Magazine.

Assumidamente gay, Mapplethorpe é uma figura fundamental da arte homoerótica do século XX e seus retratos de múltiplos temas expõem o universo artístico que habitava em seu interior.

Mapplethorpe conheceu Lisa Lyon, a primeira Campeã Mundial de Fisiculturismo Feminino, em 1980. Nos anos seguintes, eles colaboraram em uma série de retratos e estudos de figura, um filme e o livro Lady, Lisa Lyon. No retrato mais famoso de Lisa, ela aparenta estar de luto e não mostra o seu rosto. Para o fotógrafo, a fisiculturista ofereceu uma grande oportunidade para equilibrar sua imagem como fotógrafo gay ou sadomasoquista e por isso é apropriado que o ciclo de Lisa Lyon seja considerado o mais abrangente de todas as obras de Mapplethorpe.

Ao longo da década de 1980, o fotógrafo produziu imagens que simultaneamente desafiam e aderem aos padrões estéticos clássicos: composições

 

estilizadas de nus masculinos e femininos, delicadas naturezas mortas de flores e retratos de estúdio de artistas e celebridades, para citar alguns de seus gêneros preferidos

Em 1986, foi diagnosticado com AIDS. Apesar de sua doença, ele acelerou seus esforços criativos, ampliou o escopo de sua investigação fotográfica e aceitou encomendas cada vez mais desafiadoras. O Whitney Museum of American Art montou sua primeira grande retrospectiva em um museu americano em 1988, um ano antes de sua morte.

Seu vasto, provocativo e poderoso corpo de trabalho o estabeleceu como um dos mais importantes artistas do século XX. Hoje Mapplethorpe é representado por galerias na América do Norte e do Sul e na Europa e seu trabalho pode ser encontrado nas coleções dos principais museus ao redor do mundo. Além da importância histórica e social da arte de seu trabalho, seu legado continua vivo por meio do trabalho da Fundação Robert Mapplethorpe. Ele estabeleceu a Fundação em 1988 para promover a fotografia, apoiar museus que exibem arte fotográfica e financiar pesquisas médicas na luta contra a AIDS e o HIV.

Entende-se que, por ter falecido devido ao irremediável HIV, Mapplethorpe necessitava transformar fortemente os sinais da doença que arruinava gradativamente suas funções vitais em arte.