Bairro recebe quem busca boa infraestrutura e escolas de qualidade

Paula Rocha destaca a qualidade do cursinho onde estuda, na Vila Mariana. Foto: Marcela Zanetti

A população da Vila Mariana aumentou de 123.788 para 130.484 habitantes entre 2000 e 2010, segundo dados da subprefeitura da região. Parte deste crescimento é justificada pelo fato de muitas instituições de ensino, tanto superiores como preparatórias para vestibular, serem localizadas no bairro.

Entre os que escolhem morar na Vila, destacam-se aqueles que procuram apartamentos próximos aos metrôs Ana Rosa ou Vila Mariana. Além disso, muitos estudantes sentem-se estimulados a estudar na região porque consideram que este é um bairro consolidado, ou seja, possui boa infraestrutura, com restaurantes, hospitais e escolas de qualidade.

É o que acontece com Paula Rocha, que mora em Guarulhos e estuda no bairro. “Escolhi fazer cursinho na Vila Mariana porque quero prestar um vestibular muito concorrido e aquela unidade é a que tem os melhores professores”, afirma a aluna de um curso preparatório para vestibulares.

Vantagens

O caso de Nathália Muramaki, de 17 anos, é outro. Ela conta que mudou de Atibaia para o bairro com o intuito de ficar mais perto do local onde estuda. “Não tenho nem tempo de sentir falta dos meus pais. Praticamente moro no cursinho e estudo bastante”, explica. Ela também afirma que se sente mais independente vivendo na Vila Mariana e que gosta muito das facilidades que tem para chegar aos lugares onde precisa.

Corretor da imobiliária Vila Mariana, Gercino Cadete exalta a procura por apartamentos nesta parte da zona sul da capital paulista. “A região é bastante procurada pelos estudantes porque estamos cercados por escolas, como a Belas Artes e a Unifesp. E ainda existem hospitais, linhas de metrô e muitas outras facilidades”, conta.

Cadete informa que a procura por moradias por parte de estudantes é bem razoável, ocorrendo maior demanda no começo de dezembro, intensificando-se até o começo de fevereiro. “O maior número dos que procuram casas e apartamentos são do interior de São Paulo, apesar de existir demanda vinda de outros estados também”, diz o corretor.

Ele afirma que a imobiliária onde trabalha já se organiza para a meia temporada, que ocorrerá em julho, apesar de a procura ser menor do que no fim do ano.

Marcela Zanetti (1º semestre)