Torcida por clubes europeus cresce no Brasil. TV paga é um dos motivos

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A paixão do brasileiro pelo futebol é conhecida no mundo todo. No País pentacampeão mundial, o amor pelos clubes transparece nos números: duas das quatro maiores torcidas do mundo são de times brasileiros – Flamengo (RJ), a maior, e Corinthians (SP), em quarto lugar, isso sem contar Palmeiras, São Paulo, Vasco e Grêmio, também na lista. Isso, no entanto, não impede que torcedores brasileiros admirem – e até se tornem fanáticos – pelo futebol praticado no Velho Continente; que, diga-se de passagem, tem vivido bons momentos e projetado à fama global jogadores do quilate de Cristiano Ronaldo, Messi, Iniesta, Xavi e Rooney.

Allan Matos, fanático pelo United em evento do clube. Foto: Arquivo pessoal

 

A crescente repercussão de partidas decisivas – ou nem tanto assim – em redes sociais e na cobertura jornalística sinalizam que admirar o futebol europeu se tornou mais comum entre os brasileiros. O fenômeno pode ser atribuído a diversos fatores, do bom desempenho dos clubes ao crescimento da TV por assinatura e da audiência de canais que transmitem jogos internacionais, como a ESPN. Ao fim de 2012, 15,4% dos domicílios brasileiros dispunham de serviço de televisão por assinatura, número 188% superior a 2007.

Allan Matos, 21 anos, palmeirense, torcedor do Manchester United e  colaborador do site Old Trafford Brasil, que traz notícias sobre o clube ao País, é um fã de longa data dos ingleses. “Eu ouvi falar do clube desde criança. Meu pai possui clientes e fornecedores do Reino Unido, e, por meio deles, conheci a Premier League, os clubes ingleses e a sensação do momento, que era o time do United”, comenta. “Mais tarde, com o maior acesso à TV a cabo e à internet, ficou mais fácil acompanhar a rotina do clube. Daí para a frente, foi só paixão”, diz

Segundo Allan, faz parte do interesse pelo esporte observar as tendências internacionais – inclusive quando, por lá, o futebol está em um momento tão bom ou melhor que o do Brasil. “O brasileiro já possui consciência de que os melhores campeonatos, os melhores atletas e as melhores equipes estão lá fora. Com isso, os torneios europeus vêm ganhando maior espaço na mídia esportiva, o que dá a possibilidade de não se torcer apenas pelo time da cidade ou do estado.”

Outro palmeirense, Bruno Levino, 25 anos, também torce por um time de fora – no caso, o Bayern de Munique, clube mais popular da Alemanha. “A qualidade do futebol europeu influencia, mas eu vejo que a má fase do meu time (Palmeiras) faz com que eu me apegue ao Bayern”, alegou.

Nicholas Devezas (1° semestre)