CARREGANDO

O que você procura

Vila Mariana

Aberta a temporada de de ovos de Páscoa

Compartilhar
Páscoa

Apesar da variedade de lojas e preços, ovos de chocolate são uma tentação cara. Foto: arquivo

Este ano, os ovos de Páscoa chegam às lojas e supermercados brasileiros com 10% de aumento, o dobro da inflação, de acordo com o site do Jornal da Cultura. Porém, lojistas asseguram que em 2014 já venderam mais ovos do que nos anos anteriores.

A rede de lojas Cacau Show prevê uma alta de 24% nas vendas. Os vendedores da loja da Vila Mariana, na rua Domingos de Morais, dizem que a procura está mais alta. A Cacau Show oferece diversos tipos de ovos para os consumidores, com os preços bem distintos. A mesma rua também abriga uma loja da Kopenhagen, que tem se surpreendido com o número de consumidores. Além destas, há no bairro lojas de doces e supermercados que vendem ovos de marcas como Garoto e Lacta.

Os consumidores continuam comprando ovos mesmo com o aumento dos preços, porém, agora pesquisam diversas marcas, antes de efetivar a compra. “Gosto da Garoto. Os preços estão um pouquinho salgados, mas costumo presentear meus netos, filhos e genros”, diz Maria Thereza dos Santos Oliveira.

Outra moradora de região, Anna Maria Della Latta, concorda com Maria Thereza. Ela diz que nem sempre presenteia pessoas, mas costumava presentear seus netos quando eram menores. “Andei olhando os preços e achei muito altos”, fala.

História da Páscoa

Para muitos, a Páscoa tem o sentido de ovos de chocolate e coelhinhos, mas na verdade ela está relacionada, para os cristãos, com a história da ressurreição de Jesus Cristo. O festejo era realizado no domingo seguinte à lua cheia, posterior ao equinócio da Primavera. Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada a Semana Santa, que tem início no Domingo de Ramos, que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.

Segundo o site Brasil Escola, o coelho da Páscoa está simbolicamente ligado a essa data comemorativa porque representa a fertilidade, já que se reproduz rapidamente. Para os povos antigos, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida.

No Egito Antigo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas. Ele tem o significado, para todos os povos e todas as religiões, de esperança e vida nova. Os ovos de Páscoa também possuem essa acepção.

Em 2014, a Páscoa acontece no próximo domingo, dia 20 de abril.

Tatiana Augusto Reid (2° semestre)

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *