As pós-graduações de moda de luxo e moda e beleza da ESPM-SP organizaram debate entre representantes das revistas Vogue e Glamour, na última quinta-feira (25), no Auditório Castelo Branco da ESPM-SP. Da revista Vogue, participaram a editora-chefe Paula Merlo e o stylist sênior Sam Tavares. Já a revista Glamour promoveu a presença da diretora de conteúdo Renata Garcia e a redatora-chefe Barbara Tavares. A professora Katherine Sresnewsky, do curso de moda e beleza, mediou o bate-papo, que explorou a moda como ocupação.
A organizadora do evento, Daniela Laurenti, publicitária formada na ESPM que trabalha na Edições Globo Condé Nast afirmou que o “objetivo do projeto é a imersão das nossas marcas com os alunos”. Ela também explicou que as revistas procuram a aproximação entre as futuras gerações e os atuais grandes nomes da moda brasileira, ao trazerem os palestrantes para “mostrar a prática”.
O evento ocorreu em um formato “ping-pong”, em que os palestrantes responderam às perguntas (feitas com antecedência) pelos alunos da pós-graduação. Na primeira parte, os representantes da Vogue, Paula Merlo e Sam Tavares, comentaram sobre o dia-a-dia na revista: “Rotina muito corrida”, de acordo com Paula. Outros tópicos explorados foram a motivação dos trabalhadores do mercado, o que os inspira e suas relações com as marcas.
Sobre o mercado de luxo, Paula Merlo comentou, em tom de bom humor, que “luxo, pra mim, é dormir uma noite inteira“, considerando que a percepção da palavra muda para cada indivíduo. Para ela, “luxo é algo feito a mão, algo autêntico” e a indústria brasileira é pouco apreciada na área: “muitas vezes, só é valorizado quando a Beyoncé (Carter, cantora) usa, quando a Oprah (Winfrey, apresentadora) compra”. Sam Tavares apontou que o luxo brasileiro deveria ser tão reconhecido quanto o produto internacional, “pois a qualidade é a mesma”.
A segunda conversa foi entre Renata Garcia e Barbara Tavares, da revista Glamour. Elas deram conselhos àqueles que querem trabalhar com moda: de acordo com Barbara, ser gentil e acompanhar as tendências são as maiores dicas. Além disso, discutiram a “nova fase” da Glamour, e sobre a intersecção entre moda e maquiagem, muito presente no conteúdo da revista.
Quando questionados sobre o futuro da moda, todos participantes do debate ressaltaram o uso da inteligência artificial. Sam Tavares afirmou que vê o crescimento no uso da tecnologia e que existem até estampas de roupas feitas por IA. Renata Garcia afirmou que esta é a grande tendência da atualidade.