CARREGANDO

O que você procura

Campus Fotos Geral Notícias

Ministra Cármen Lúcia debate liberdade de imprensa na ESPM

Compartilhar

A Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, em evento na ESPM-SP. Foto: Guilherme Paiva

Texto: Diogo Henrique, Marina Morais, Sophia Prates, Stella Lima, Guilherme Paiva e Lívia Donarumma

(1º semestre)

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia Antunes Rocha, foi a principal convidada de seminário organizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e ESPM-SP, ontem (7), no Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Com o tema principal “Liberdade de Imprensa no Brasil: da Constituição à realidade”, o seminário foi composto por mesas sobre a importância da democracia e da liberdade, o assédio judicial a jornalistas, os perigos da inteligência artificial (IA), e a desinformação em períodos de eleição. O evento teve apoio e participação do Consulado Geral dos Estados Unidos, do Comitê de Proteção a Jornalistas (CPJ), da Abraji, da Agência Comprova, da Folha de S. Paulo, da Agência Mural de Jornalismo das Periferias e da ESPM-SP.

O presidente da ESPM, Dalton Pastore, o Cônsul Geral dos Estados Unidos em São Paulo, David Hodge, e a presidente da Abraji, Katia Brembatti, realizaram os discursos de abertura, salientando a relevância do debate sobre a liberdade de imprensa e o jornalismo contemporâneo. Em seu discurso de abertura, Cármen Lúcia deu foco à importância da democracia, à qual nomeou como “primeiro dos direitos fundamentais para a vida em sociedade”: “Quando se fala em liberdade, a gente sempre está falando de democracia. Quando se fala de liberdade de imprensa, igualmente está se dando realce para algo que é essencial para que a gente tenha uma democracia fortalecida e cidadãos devidamente informados”, diz a Ministra.

A ministra, também eleita presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e cuja posse ocorrerá em junho, concluiu sua fala com a ideia dos quatro V’s:  volume, velocidade, viralidade e verossimilhança. O volume se referiria ao número de informações disponível hoje em dia, que pode causar reflexão ou falta de atenção. A velocidade impediria o entendimento da complexidade dos fatos. Já a viralidade contaminaria a todos, como o Coronavírus: “Essa pandemia da desinformação não atinge primeiro o pulmão, mas sua liberdade”, afirmou Cármen. Por último, a verossimilhança remeteria à manipulação da realidade que os outros conceitos causam, um dos principais desafios que devem ser combatidos pela imprensa atual.

A palestra foi encerrada com um relato da Ministra sobre as manifestações da década de 1980, em que eram entoados um trecho de “Fullgás”, canção interpretada por Marina Lima, destacando a estrofe “Você me abre seus braços, e a gente faz um país”: “Um país se faz com amigos de cidadania, de liberdade, principalmente com a juventude que acredita no seu presente e no seu futuro, que são todos vocês”, completou Cármen Lúcia.

Fotos da galeria a seguir: Guilherme Paiva e Maria Travalin

Monitoramento de Assédio Judicial à Jornalistas

A palestra “Monitor de Assédio Judicial a Jornalistas”, composta por Cristina Zahar (coordenadora do CPJ para a América Latina) e Leticia Kleim (coordenadora jurídica da Abraji). A mesa abrangeu os temas de identificação do problema, como monitoramento, visibilidade, combate e transformação. Durante sua fala, Kleim ressaltou que o assédio judicial é uma forma de intimar a vítima, afetando diretamente a democracia.

Com uso de dados e relatos pessoais, as convidadas apresentaram números sobre a quantidade de ações judiciais por ano, com pico em 2008 e 2020, e destacaram o caso de Elvira Lobato, jornalista vítima de assédio por reportagem sobre a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). “De 2009 até 2024, a Abraji registrou 654 processos de assédio judicial distribuídos em 84 casos. A soma das condenações registradas até o momento é de R$2,8 milhões”, destacou Kleim. Além disso, foram apresentados modos de identificar um caso de assédio, a visão e reação jurídica a esses casos, através de exemplos e explicação dos mesmos.

 

Fotos do galeria a seguir: Cecília Lossio e Guilherme Paiva

Desinformação e IA: desafios da cobertura eleitoral

Na terceira mesa do evento, o editor do projeto Comprova, Sérgio Lütdke, a repórter da Folha de S.Paulo, Patrícia Campos Mello, e o cofundador da Agência Mural, Paulo Talarico, foram convidados pela representante da Abraji a discutir sobre a desinformação e a inteligência artificial (IA) como desafios para a cobertura eleitoral. O professor da ESPM-SP Antônio Rocha Filho mediou o debate, que tratou de formas para combater a desinformação e o papel de novas ferramentas tecnológicas para a comunicação.

Durante a última etapa do evento, Mello analisou a falta de políticas governamentais para barrar o uso da IA nas coberturas jornalísticas: “Entramos agora em mais uma eleição (municipal, no 2º semestre), sem leis de regulação sobre inteligência artificial”, relatou Patrícia. Segundo a repórter especial da Folha de S. Paulo, o uso indevido de IA pode afetar significativamente as futuras campanhas eleitorais, como por deepfake sobre candidatos, através de áudios, imagem e vídeo disponibilizados pelas redes sociais.

Já Paulo Talarico lembrou que um dos principais papéis da Agência Mural é combater a desinformação na periferia. Para isso, segundo ele, moradores periféricos jornalistas atuariam como correspondentes locais e relatariam como é viver e o que está acontecendo nas periferias. Por isso, devido às eleições municipais, o foco da Agência será combater a falta de informação das populações periféricas sobre questões políticas: “Os jovens discutirão esses temas políticos e participarão mais das discussões que impactam a realidade dessas regiões”, afirmou Talarico.

Ao fim da discussão, o editor do projeto Comprova, Sérgio Lütdke,  pontuou a importância da apuração jornalística no processo da cobertura eleitoral: “A desinformação é construída com conteúdos verdadeiros, com intencionalidade e facilidade. É muito mais do que apenas uma mentira”, alertou Sérgio. O convidado também mencionou a forte relação entre a tecnologia e a desinformação, citando o Whatsapp como uma plataforma de grande relevância para disseminação de informações, verídicas ou não, em alta velocidade. 

De acordo com o professor Antônio Rocha Filho, o evento realizado é de grande importância, pois apresenta aos estudantes a visão de profissionais que lidam diariamente com o combate à disseminação de informações falsas: “Acho muito enriquecedor o debate sobre a liberdade de imprensa para a profissão e para os estudantes de jornalismo”, afirmou Rocha filho à equipe do Portal. 

Fotos da galeria a seguir: Cecília Lossio, Guilherme Paiva e Maria Travalin

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet