CARREGANDO

O que você procura

Edição 22 - Tecnologia 5G Entrevistas Plural Última Edição

“Todo avanço tecnológico traz junto uma desigualdade inerente”

Compartilhar

Viviane Tolosa – 4º semestre de Jornalismo

Demi Getschko, engenheiro eletricista e presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), tem uma visão crítica sobre a chegada do 5G. Ele afirma que a nova tecnologia não vai conectar mais pessoas, mas sim garantir uma melhor inclusão a quem vai começar a usá-la. Segundo Getschko, a função do 5G não é a incorporação de uma população maior com acesso à rede e sim a incorporação de uma tecnologia avançada, com boa latência e maior velocidade.

Não existem apenas benefícios nessa nova tecnologia, Demi alerta sobre os riscos. E diz que quanto mais facilidade de acesso à internet, os usuários também ficam mais suscetíveis a receber ameaças, spam e fraudes.

Sobre as inovações que essa tecnologia deve trazer, Demi enfatiza a maior banda em relação ao 4G, que faz com que mais dispositivos possam estar conectados ao mesmo momento. A grande jogada do 5G, segundo ele, é conseguir mais bits por segundo e uma velocidade mais rápida na troca de informações entre os dispositivos e a antena de tecnologia.

Além disso, o engenheiro eletricista falou em quais áreas faz sentido a implantação do 5G. Para ele, a indústria automobilística é o setor com maior ganho. Em agronegócio, o 5G pode ser explorado em transferências de informação entre uma central e uma fazenda, por exemplo. Enquanto dentro de casa a internet das coisas (IoT) já faz o serviço do 5G. Confira a entrevista de Getschko para a Plural:

Qual a inovação com o 5G?

A grande jogada do 5G é a jogada que vem em todas as gerações da tecnologia, na medida em que a coisa vai evoluindo. O primeiro é conseguir mais banda, quer dizer, conseguir que mais bits por segundo possam ser transferidos entre o seu dispositivo e a antena e entre essa antena e o serviço que está sendo alocado. A banda do 5G é bem maior que a banda que o 4G fornece. O 5G permite uma quantidade muito maior de dispositivos se conectarem a ele do que o que permitia o 4G.

Temos mais banda, temos mais dispositivos e o terceiro ponto que é um pouco técnico, mas não custa falar que é um negócio chamado latência. Latência é o tempo que leva para você ir até lá e voltar, quer dizer, que tempo eu levo pra ir até a central e voltar, para ir até um serviço e voltar. Por exemplo, se você usa satélite para chegar em algum lugar você tem que subir até o satélite e descer do satélite até a terra. Então a latência do 5G também é bem menor.

O 5G vai gerar algum tipo de desigualdade?

Bom, qualquer coisa que seja, digamos, avanço tecnológico, traz junto uma desigualdade inerente que é o fato de que tem gente que vai nesse avanço e tem gente que fica parada no anterior. Isso obviamente vai gerar alguma desigualdade adicional, porque tem gente que terá o 5G e, portanto, mais banda e menor latência e outras estarão ainda chegando nisso aí, mas isso é um efeito transitório que temos que aguentar.

Como eu disse, pelo menos na minha visão, é que isso é mais uma ferramenta que ajuda a internet, não é uma bala de prata que vai tornar a internet espetacular para todo mundo. Tem uma solução importante chamada wi-fi 6, que permite também mais banda e melhor desempenho em pontos de wi-fi, que são importantes para praças públicas.

O pessoal fica na praça usando internet, pode usar wi-fi em estabelecimentos comerciais. Existe um conjunto de coisas que vão ser usadas, o 5G é uma delas, ajuda e vem para somar, mas eu não diria que existe o mundo antes e depois do 5G. Existe uma gradual melhoria, da qual o 5G faz parte e nós estamos indo na direção disso. Mas evidentemente vai ter gente que vai demorar mais para ter isso, vai ter gente que vai ter logo e isso não vai matar as demais tecnologias.

Vai aumentar o número de pessoas conectadas à internet?

Em geral quem vai estar conectado com 5G é quem já estava conectado. Quer dizer, o 5G não é uma tecnologia de entrada, é uma tecnologia de evolução. Uma tecnologia de ponta. Quem já tinha uma conexão razoável pode melhorar, indo para 5G. Quem não tinha nada dificilmente vai sair do nada para o 5G. Ele vai sair do nada para uma coisa mais elementar e depois vai evoluindo para o 5G. Eu não acho que seja uma tecnologia para aumentar o número de pessoas conectadas, porque a função dele não é basicamente de mais inclusão, é de melhor inclusão, as pessoas conectadas terão mais condição de trabalhar e ter mais pessoas mais conectadas depende de políticas mais de infraestrutura do que de 5G em si.

Como especialista, o que você achou do 5G?

Eu acho que é ótimo termos mais uma tecnologia, uma tecnologia poderosa, especialmente na mobilidade, na banda e na latência e vai se somar ao que nós já temos, dando um bom desempenho para aplicações de alto nível, aplicações de automação industrial, aplicações inclusive de entretenimento móvel. Você consegue com 5G um bom desempenho que nos outros casos provavelmente você teria truncamentos e você teria perda de qualidade. Agora, se você não tem nada e está no sertão, não vai aparecer o 5G do nada e te conectar à rede. Provavelmente você primeiro precisará batalhar para ter fibra chegando até algum lugar, algum tipo de acesso, certamente o 5G chegará também, mas não será a primeira onda.

Quais são os riscos da tecnologia 5G?

Primeiro, a tecnologia 5G trabalha debaixo do IP (protocolo da internet), portanto debaixo da internet. Então nós temos várias discussões sobre como a internet deve ser. Uma delas, por exemplo, é que a internet tem que ser neutra. O que significa que a internet tem que ser neutra? Que você não pode beneficiar acesso a um lugar e prejudicar o acesso ao outro, você não pode interferir no que eu possa ver ou deixar de ver, mexendo digamos na quantidade de recursos que você coloca para um lado ou para o outro.

O Marco Civil brasileiro escreve explicitamente que isso tem que ser neutro. Agora como a internet está em cima do 5G, a neutralidade da internet agora passa a depender da neutralidade 5G, quer dizer, se o 5G não for neutro, você não tem uma internet neutra, não por culpa da internet, mas por culpa, digamos, da infraestrutura debaixo dela, que pode ser não neutra. Outro ponto que tem que levar em conta sempre é que, quanto mais facilidade de acesso você tem, também mais facilidade de acesso o pessoal de más intenções tem a você. Então se você está mais conectado e com mais banda você vai receber, evidentemente, muito mais informação e dentro disso que você recebe, vai receber também mais ameaças, mais spam, mais riscos, mais fraudes.

Quais os impactos do 5G nas diversas áreas da nossa sociedade?

Eu acho que é uma excelente ferramenta para você somar ao arsenal que você já tem. Eu não acredito que ela vá deslocar totalmente outras ferramentas. Certamente, por exemplo, você vai continuar tendo wi-fi na sua casa, provavelmente vai continuar usando o wi-fi para ligar dispositivos ao seu roteador. Você vai usar bluetooth para coisas de pouca distância, em suma, é internet para conexões em rede local. Tudo que existia continua existindo e você tem adicionalmente o 5G.

Como a indústria automobilística se beneficiaria dessa nova tecnologia?

Eu posso ficar no carro numa conexão em 5G ou 4G, você vai andando no carro, vai fazendo suas edições no seu texto, vendo o seu vídeo, o que for porque as células repassam entre elas a conexão que você tinha e a sua conexão não cai. Então, para aplicações em que você precisa de mobilidade e agora você tem mais banda, menor latência, o 5G ajuda muito. Por exemplo, você quer um carro móvel, precisa falar urgentemente com a central de controle ou coisa assim, via 5G ele consegue falar com alta banda e baixa latência. Um sujeito que está fazendo uma operação num hospital precisa consultar um outro médico que está andando no meio da rua, que tá em algum lugar, o 5G vai permitir isso com agilidade e qualidade.

Você acha que seria funcional ter o 5G dentro de casa?

Eu acho que dentro de casa é pouco provável que você use 5G para a sua geladeira falar com o seu fogão, se os dois estiverem ligados via internet das coisas. Você vai usar wi-fi que é estável, é barato, não custa e não precisa de assinatura, é uma coisa que você resolve localmente. Quando você sair para andar, provavelmente, você vai precisar de uma tecnologia celular e aí o 5G vai ajudar.

De que modo se e aplica na área de mobilidade?

Eu acho que é uma excelente adição para mobilidade, para quem precisa de recursos importantes, em deslocamento, é importante para indústrias onde você pode ter automação de equipamentos que precisam de grande banda e podem estar se movendo dentro de indústria. Daí vai ficando menos crítico, por exemplo, para coisas dentro de casa ou coisas no campo, onde você tem pouca necessidade de banda. Como eu falei, um sensor de temperatura não fica falando desesperadamente, ele manda quatro, cinco bytes para dizer qual é a temperatura e fica quieto por horas. Então aí o 5G é menos, digamos, crítico e, certamente ele usa mais energia, então você não vai botar isso numa situação remota desse tipo.

Pode haver modificações na lei, com o 5G?

Eu sou um grande fã da lei do Marco Civil e também da LGPD. São leis que não se ligam a uma tecnologia específica. Quando você amarra a lei à tecnologia, a lei tende a ser obsoleta à medida que a tecnologia vai mudando. A lei de proteção de dados não está amarrada a nenhuma tecnologia em si, e o Marco Civil não está amarrado em nenhuma tecnologia em si, com isso eles têm uma sobrevida que é muito mais parecida com, digamos, direitos humanos, não estão amarrados ao fato de que as pessoas estão aqui ou na Ásia ou na Alemanha. Quer dizer, se você especifica que a lei é de proteção de dados privados com alguma tecnologia embutida, você está criando uma lei datada que vai perder efeito assim que aquela tecnologia for substituída.

 

Raio-X

Nome

Demi Getschko

Nascimento

15 de abril de 1954, em Trieste, Itália

Formação

Graduado em Engenharia Eletricista na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), com mestrado e doutorado em engenharia.

Carreira

Diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) desde 2005. Em 2009 tornou-se editor chefe da Revista.br e, desde 2014, escreve quinzenalmente para o caderno Link do jornal O Estado de S. Paulo.

Tags:
Artigo anterior
Artigo seguinte

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Próximo

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet