Terry O´Neill e Game of Thrones são tema de exposições em São Paulo
Compartilhar
The Beatles, Eric Clapton, David Bowie, Rolling Stones e Elvis Presley. Esses são alguns dos nomes do rock com quem Terry O’Neill conviveu, fez amizade – e de quem registrou momentos singulares. Até 7 de maio, o fotógrafo britânico ganha espaço no shopping Cidade Jardim, zona oeste da capital paulista, com a exposição “Rock Stars”, promovida pela Galeria Lume.
Localizada no Jardim Central, no piso térreo do shopping, a exposição exibe 20 obras de O’Neill, desde os anos 1960 até a atualidade. Por meio delas, é apresentada a intimidade do fotógrafo com os artistas – um dos destaques é o retrato de Elton John, tirado em 1975, em que o músico encara 70 mil pessoas no Dodger Stadium, em Los Angeles. A foto foi clicada por Terry dois dias depois de o astro ter tentado cometer suicídio, em uma banheira. Essa obra é a preferida de Alessandra Machado, que recebe e orienta os visitantes da exposição. “A história dessa obra é o que a torna mais interessante. Elton John tentou se matar em seu apartamento, mas logo depois já estava fazendo um show”, comenta.
Já Felipe Hegg, galerista da Lume, conta que, em muitas situações, o fotógrafo era mais conhecido do que os próprios Rolling Stones ou os Beatles. “Terry é tido como o mais importante fotógrafo de rockstars do mundo. O mais interessante da exposição é entender as histórias por trás das fotos e pensar que ele era visto como um Midas, que apontava em direção de quem faria sucesso”, afirma. Hegg ainda cita as capas de álbuns de David Bowie e Elton John como o legado de Terry para o rock, tanto na atualidade como no passado.
Sobre a exposição “Rock Stars” e o público que ela agrada, o galerista diz: “Qualquer mostra de fotografias históricas tende a agradar muita gente. Os mais velhos, por lembrarem do momento e da época; os mais jovens, por terem na mostra um conjunto de referências para entender muitas coisas atuais”.
Game of Thrones
Outra atração em São Paulo no mês de abril é a “Game of Thrones Exhibiton”, que fica em cartaz até o dia 30/4, no shopping JK Iguatemi. A exposição, que já passou por Toronto e Nova York e seguirá para Amsterdã e Belfast, conta com 70 artefatos da série de televisão, além de peças de figurino e oportunidades fotográficas para os fãs, como sentar em uma réplica do trono de ferro. A estudante de cinema Raquel Henrico demonstrava ansiedade, antes mesmo de visitar a mostra: “Game of Thrones é minha série de televisão favorita. Leio os livros e sou apaixonada. Agora que a terceira temporada está sendo exibida, acho que o público vai adorar um evento tão interativo como esse”, afirma. Assim como “Rock Stars”, a “Game of Thrones Exhibition” tem entrada gratuita.
Outras atrações
Outra mostra que permanece em São Paulo até o início de maio é “Barbie Terras Distantes”, que pode ser conferida no shopping Eldorado. Para o segundo semestre, o destaque do calendário é a “Exposição Stanley Kubrick”, que será recebida pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), em outubro. Atualmente em Amsterdã, a exposição possui uma gama de objetos usados pelo diretor em seus filmes de maior sucesso, como “Laranja Mecânica” e “O Iluminado”.
Marina Ayub (1º semestre)
Parabéns minha filha sua matéria esta linda beijos dos seus pais.