CARREGANDO

O que você procura

Especiais Fotos

Templos Religiosos – Nossa Senhora Aparecida

Compartilhar

Gabriella Figueiredo – 1º semestre

Antônio Molina – 3º semestre

Gabriela Gaeta – 3º semestre

Em 1717, uma imagem de Nossa Senhora foi encontrada por três pescadores no Rio Paraíba. A partir disso, foi construída a Basílica Velha em sua homenagem. Para, depois, se tornar a Santa Padroeira do Brasil.

Dom Lino de Carvalho, bispo de São Paulo, inaugura no dia 24 de junho de 1888 a igreja conhecida como Monte Carmelo, a qual mais tarde viria a ser conhecida como a Basílica Velha. O primeiro vigário a tomar conta dela foi o Padre Joaquim Pereira Ramos.

A Basílica recebeu o título de Episcopal Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, assinado por Dom Lino Deodato Rodrigues, bispo de São Paulo em 28 de novembro de 1893. Ademais, em 5 de setembro de 1909, o Arcebispo Dom Duarte Leopoldo e Silva, celebrou a sagração solene do título de Basílica Menor a Basílica Velha. A honraria foi concedida pelo Papa Pio X, em 29 de abril de 1908.

Em 18 de abril de 1982, a Basílica Velha é tombada como patrimônio histórico, artístico, arqueológico e turístico do Estado de São Paulo pelo Conselho de Defesa. Sendo que em 2004 ela passou por restauração e em 2015 foi reinaugurada.

Além disso, a Basílica Nova teve sua pedra fundamental lançada em 10 de setembro de 1946, mas o início efetivo da construção ocorreu em 11 de novembro de 1955. Sendo Benedito Calixto Neto o arquiteto contratado para a concepção do projeto. A estrutura é no estilo neorromânico e assume a forma de uma cruz grega com braços de 188 m de comprimento e 183 m de largura. Ainda conta com uma cúpula e uma torre, que teve sua estrutura metálica doada pelo então presidente, Juscelino Kubitschek. Terminada a torre, as obras seguiram para a cúpula central, depois, já em meados de 1972, para a Capela das Velas e para a Nave Sul, passando depois para as Nave.

Há uma passarela, denominada “Passarela da Fé”, que faz ligação entre a igreja velha e a basílica, que possui 392 m de extensão, onde há fiéis que percorrem esse trecho de joelhos.

As atividades religiosas no Santuário, em definitivo, passaram a ser realizadas a partir do dia 03 de outubro de 1982, quando aconteceu a trasladação da Imagem Milagrosa da Basílica Velha para a Basílica Nova. A primeira missa no local aconteceu no dia 11 de setembro de 1946 e o primeiro atendimento aos romeiros em 21 de junho de 1959.

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é o principal ponto de turismo religioso no Brasil, recebendo cerca de 12 milhões de romeiros anualmente. A 170 km de São Paulo, a Basílica de Aparecida é o maior santuário do Brasil e o segundo maior no mundo dedicado a Maria, com capacidade para 45 mil fiéis. A Basílica foi sagrada pelo Papa João Paulo II em 1980 durante sua primeira visita ao Brasil, e recebeu a visita do Papa Francisco, que já passou pela cidade quando ainda era arcebispo.

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *