CARREGANDO

O que você procura

Campus Geral

TEDxESPM SP 2011 com o artista mediático Claudio Santos Pinhanez

Compartilhar

A publicação das entrevistas do TEDxESPM foi resultado de uma parceria pioneira entre ESPM+ e Portal dos alunos de Jornalismo da ESPM-SP. Assista aos vídeos das duas últimas entrevistas: a primeira com o Ph.D. Media Arts and Sciences pelo Media Laboratory do MIT, Claudio Santos Pinhanez, concedida à estudante do segundo semestre do curso de Jornalismo da ESPM-SP, Milene Fukuda, e a segunda com a presidenta da Abrasc (Associação Brasileira de Surdos-Cegos) Claudia Sofia Indalécio Pereira concedida ao editor do ESPM+, Guy Almeida Jr.

Cláudio Pinhanez fala sobre rastros digitais. Convidado a participar do TEDxESPM, o pesquisador e cientista Cláudio Pinhanez contou sobre seu interesse em entender e melhorar “o sistema complexo de relacionamento entre pessoas, máquinas, processos e empresas”. Por meio dos rastros digitais, registro de informações que as pessoas deixam em e-mails, blogs e buscas no Google, Pinhanez procura desenvolver modelos probabilísticos estratégicos a fim de obter vantagens empresariais. Durante sua apresentação, ele mostrou um modelo onde é possível identificar os clientes-“chave”, que influenciam outros consumidores. Esse tipo de conhecimento é vantajoso para empresas por possibilitar, entre outras coisas, um atendimento diferenciado a esses consumidores. No entanto, a dificuldade de acumulação de dados e as variáveis que compõem os seres humanos dificultam a elaboração desse complexo modelo. (Milene Fukuda) Assista ao vídeo em parceria com ESPM+.

 

 

“O mundo da cegueira é um mundo mágico”, essas foram as palavras de Claudia Sofia Indelécio Pereira, no começo de sua emocionante palestra no encerramento no TEDxESPM. Surda de nascimento e cega pelas circunstâncias da vida, Claudia, não desistiu dela ao se deparar nesta delicada situação de impotência comunicacional. Ela contou ao público como se viu no momento em que ficou cega e como isso mudou sua vida. “No mundo da escuridão e silêncio, como seria a minha vida no futuro?”, se questionava. Porém, sua força de vontade e esperanças foram maiores. “O mundo continua, a vida continua. Precisamos nos adaptar a uma nova vida”. Assim, como já sabia fazer leitura labial, desenvolveu a técnica do Tadoma, que consiste em fazer a leitura labial ao colocar a mão no queixo da pessoa que fala. Na emocionante entrevista, compreendida por Cláudia por meio do Tadoma, ela fala de seus sonhos, da integração de surdos-cegos na sociedade, como aprendeu a se comunicar, se já pensou em desistir e deixou uma mensagem para os deficientes. (Guy Almeida Jr.)

 

Tags:

Você pode gostar também

1 comentário

  1. Fernando Miguel Escribano Martinez 12 de janeiro de 2013

    Senhoras / Senhores

    Tive conhecimento deste evento apenas nestes dias, já conheço o tipo deste evento, pois participei de um onde eu trabalho, há tempos.

    Há como assistir as palestras do TEDx 2011?

    Particularmete tenho interesse na palestra do Claudio Santos Pinhanez.

    Agredeço desde já.

    Um abraço.

    Fernando Martinez

    Responder

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *